Hugogil.pt
·20 de agosto de 2025
IPDJ investiga presença de Rui Caeiro na direção da Liga

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·20 de agosto de 2025
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) instaurou um processo para analisar a legalidade da presença de Rui Pereira Caeiro, dirigente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A abertura do processo surge após a cooptação de Caeiro como vice-presidente da FPF, cargo que lhe permitiu integrar a estrutura da Liga liderada por Reinaldo Teixeira. O IPDJ confirmou à agência Lusa que a instrução está em curso, sem adiantar mais informações nesta fase.
Em abril, o organismo já tinha solicitado esclarecimentos à federação relativamente à nomeação provisória do dirigente como vice-presidente, situação que acabou por ser arquivada.
A nova direção da LPFP para a época 2025/26 tomou posse a 17 de julho e inclui, entre outros, representantes de Sporting, Benfica, FC Porto, Vitória de Guimarães e Alverca, além de Feirense, Leixões e Marítimo.
A legitimidade de Rui Caeiro tem sido alvo de reservas, uma vez que os estatutos podem não permitir que um vice-presidente cooptado represente a FPF na Liga. O dirigente, que assumiu o pelouro da arbitragem federativa após a saída de Pedro Proença, já tinha desempenhado funções na LPFP como diretor executivo e foi vice-presidente do Sporting entre 2013 e 2018.
O IPDJ procura agora esclarecer definitivamente a conformidade jurídica e estatutária da acumulação de cargos. A solução mais digna seria correr com ele.