Lanterna do returno, Athletico flerta com o rebaixamento no centenário | OneFootball

Lanterna do returno, Athletico flerta com o rebaixamento no centenário | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·9 de octubre de 2024

Lanterna do returno, Athletico flerta com o rebaixamento no centenário

Imagen del artículo:Lanterna do returno, Athletico flerta com o rebaixamento no centenário

Fundado em 26 de março de 1924, o Athletico Paranaense vive o ano do seu centenário. Mas um cenário que há muito tempo não é vivido voltou à tona nesta temporada. Em um cenário de instabilidade e em seu quarto técnico no ano, o Furacão tem de longe a pior campanha do returno do Campeonato Brasileiro e a torcida está apreensiva com um possível rebaixamento.

Em dez jogos do segundo turno do Brasileirão, o Athletico conquistou apenas seis pontos. Ou seja, são seis de 30 pontos disputados, um pífio aproveitamento de 20%. São nove jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Apenas Atlético Goianiense, Cuiabá e Bragantino também fizeram menos de dez pontos.


OneFootball Videos


O péssimo segundo turno faz o Athletico Paranaense figurar na 15ª posição do Brasileiro, com 31 pontos conquistados, apenas dois a mais que Vitória e Corinthians, primeiras equipes dentro da zona de rebaixamento. Um alento para o Furacão é o fato de ainda ter dois jogos atrasados em relação a esses concorrentes.

O Athletico começou o Brasileirão sob o comando de Cuca, quando obteve o seu melhor aproveitamento, com 18  pontos conquistados em 11 jogos. O treinador, no entanto, não sobreviveu a problemas internos e deixou o cargo. Seu substituto foi a aposta Martin Varini, ex-Defensor. O uruguaio conquistou apenas uma vitória e o total de seis pontos em 9 jogos. Com resultados ruins, também foi demitido.

"Eu sabia para onde estava indo, o Athletico é um dos clubes que mais troca de técnicos no Brasil...O balanço que faço é positivo. Chegamos no meio das competições, muitos jogos, pouco tempo de trabalho. Os números no geral mostram isso, tivemos mais de 50% de aproveitamento. Acho que o jeito do time jogar é o mais importante, deixamos coisas boas, isso me deixa tranquilo. Claro que no Brasileiro poderia ter sido melhor, mas em pouco tempo, tantos jogos, não era um contexto tão simples de trabalho também", disse o treinador em entrevista ao ge.

Agora, o Athletico fez uma nova aposta. O ex-jogador do clube Lucho González foi escolhido para ser o treinador após deixar de ser auxiliar técnico no Internacional. Nos primeiros jogos, duas derrotas em duelos duríssimos contra Flamengo e Botafogo. Também acabou goleado pelo argentino Racing, que culminou na eliminação na Copa Sul-Americana.

Tudo ou nada

Os próximos dois jogos do Athletico no Brasileirão são contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento e ambos fora de casa. Primeiro vai visitar o Corinthians, que está dois pontos atrás. Em seguida, enfrenta o Fluminense, em jogo atrasado da 17ª rodada. No returno, o Timão conquistou dez pontos e o Tricolor das Laranjeiras conseguiu 16.

A reta final do Furacão vai mesmo colocar finais na luta contra o rebaixamento. Além dos dois jogos citados, o Rubro-Negro ainda volta a enfrentar o Fluminense na 36ª rodada. Em casa, jogará também contra Vitória e Atlético Goianiense.

Maldição do centenário

Uma das grandes lendas do futebol brasileiro pode estar por trás da enorme queda de desempenho do Athletico Paranaense no Brasileirão. Trata-se da 'maldição do centenário', em que um clube costuma ter um ano ruim quando completa 100 anos e gigantes brigaram contra o rebaixamento.

A lista de clubes atingidos pela maldição conta com Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Cruzeiro e o rival Coritiba (rebaixado).

O último rebaixamento do Athletico aconteceu em 2011, quando fez 41 pontos e ficou na 17ª posição. Naquela ocasião, com 27 jogos disputados, o Furacão somava 27 pontos. São quatro pontos a menos do que a campanha atual.

O retorno para a primeira divisão aconteceu em 2013. Nessas últimas 11 edições do campeonato, o Furacão se acostumou a frequentar a primeira página da tabela e ir longe nas copas nacionais e internacionais. A pior campanha nesse período foi em 2021, quando ficou no 14º lugar, com 47 pontos.

Ver detalles de la publicación