Mais um reforço para o ataque: FC Porto anuncia chegada de Mady Soumare | OneFootball

Mais um reforço para o ataque: FC Porto anuncia chegada de Mady Soumare | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·29 de enero de 2026

Mais um reforço para o ataque: FC Porto anuncia chegada de Mady Soumare

Imagen del artículo:Mais um reforço para o ataque: FC Porto anuncia chegada de Mady Soumare

Mady Soumare é o terceiro reforço de inverno da equipa feminina do FC Porto, depois das contratações de Lenka Mazúchová e Laerke Tingleff. A ponta-de-lança francesa deixa os Estados Unidos para se juntar ao emblema azul e branco, aos 25 anos, naquela que será a primeira experiência da carreira em Portugal.

«É uma sensação incrível. Nunca imaginei que fosse possível. Estar aqui pela primeira vez é fascinante», confessou a jogadora aos meios do clube.


OneFootball Videos


Natural de Paris, Soumare fez a formação em França, onde chegou a competir na principal liga amadora feminina no escalão sénior. Entre 2018 e 2020, destacou-se pela veia goleadora, com 46 golos apontados, antes de atravessar o Atlântico para prosseguir o percurso académico e desportivo nos Estados Unidos.

A avançada ingressou na Briar Cliff University, conciliando os estudos com o futebol, e teve um impacto imediato. Na primeira época fora de casa, somou 19 golos e quatro assistências em 20 jogos, foi a melhor marcadora da equipa e acabou eleita a melhor jogadora ofensiva do ano da respetiva conferência.

Em 2023, transferiu-se para a Texas State University, onde começou por assumir um papel decisivo a sair do banco, antes de se afirmar como titular indiscutível.

Na temporada de 2024, foi titular em 21 dos 22 encontros, terminou como melhor marcadora da equipa, com nove golos, e foi distinguida como melhor jogadora do Texas. Na época de despedida do futebol universitário, participou em 18 jogos, marcou seis golos e somou três assistências.

«Sou aquela avançada rápida que está sempre na frente à procura do golo. Sinto que posso ajudar a equipa a vencer o campeonato e a chegar à Primeira Divisão», afirmou, deixando ainda uma mensagem aos adeptos, que já percebeu serem «incondicionais»: «Preparem-se para festejar os meus golos comigo».

Ver detalles de la publicación