Esporte News Mundo
·1 de febrero de 2026
‘Mandou tomar naquele lugar’, jogadores se manifestam contra árbitro do clássico paulista

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·1 de febrero de 2026

A vitória do São Paulo por 2 a 0 sobre o Santos, na noite deste sábado (31), no MorumBIS, foi marcada por reclamações contra a arbitragem ainda no intervalo do primeiro tempo da partida do Paulistão.
Com o Tricolor em vantagem no placar e com um jogador a mais desde a expulsão de Gabriel Menino, do Santos, ainda na primeira etapa, pelo segundo cartão amarelo, o clássico ganhou uma polêmica fora das quatro linhas após jogadores das duas equipes criticarem a atuação do árbitro João Vitor Gobi.
Pelo lado santista, o meia Zé Rafael foi o primeiro a se posicionar e relatou um episódio envolvendo o lateral-esquerdo Vini Lira, afirmando que houve falta de respeito por parte do árbitro.
— Queria relatar um ocorrido durante o jogo. O árbitro, na segunda partida consecutiva que ele apita jogo nosso, falta com respeito com nossos atletas. Xingou nosso lateral, o Lira, mandou ele para aquele lugar. Depois quer exigir respeito. Tem que ser tomada uma atitude. Quando a gente xinga o árbitro, a gente é punido. Quero ver o que vai acontecer com ele, não é a primeira vez. Alguém tem que tomar uma posição e analisar a atitude dele em campo”, declarou Zé Rafael para a TNT Sports/HBO.
Em seguida, o zagueiro Sabino, do São Paulo, também se manifestou e reforçou as críticas feitas pelo jogador do Santos, ampliando o debate sobre a condução da arbitragem no futebol brasileiro.
— É inacreditável como os árbitros brasileiros forçam para ter polêmica. Não sou de falar de arbitragem. Eles pedem respeito, mas não respeitam. Já tinha tido acontecimento contra o Corinthians, que ele desrespeitou o Alan. E agora ele xingou o lateral do Santos, mandou tomar naquele lugar. Concordo que muitas vezes os jogadores são chatos. Mas se ele quer acabar com isso, que ele respeite. A forma como ele conduziu esse episódio é uma falta de respeito com nós jogadores – completou o jogador do São Paulo.









































