Maracanã viveu noite histórica em Flamengo x Estudiantes pelas quartas | OneFootball

Maracanã viveu noite histórica em Flamengo x Estudiantes pelas quartas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·19 de septiembre de 2025

Maracanã viveu noite histórica em Flamengo x Estudiantes pelas quartas

Imagen del artículo:Maracanã viveu noite histórica em Flamengo x Estudiantes pelas quartas

Para o bem ou para o mal, Flamengo x Estudiantes foi um jogo histórico. O Maracanã recebeu uma importante partida de ida das quartas de final da Libertadores 2025.

Isso já torna a partida memorável, principalmente lembrando que o Mengo não chegava tão longe com frequência nos anos de vacas magras.


OneFootball Videos


Pelo contrário, era difícil passar da fase de grupos em determinado momento. Mas o jogo entre Flamengo e Estudiantes no Maracanã reúne uma série de histórias para contar.

Algumas boas, outras, nem tanto assim. A vitória é uma ótima história, principalmente se o time se classificar fora de casa.

Mas ser atrapalhado pela arbitragem e ter sua classificação colocada em xeque, não é uma história tão boa assim. No entanto, ainda é marcante, pela forma que foi.

O gol mais rápido do Flamengo e da história da Libertadores

A primeira história feita na noite da última quinta-feira foi nos primeiros segundos de jogo. Pedro abriu o placar da partida com apenas 14 segundos.

Esse foi o gol mais rápido da história do Flamengo, superando o gol marcado por Lucas Paquetá, contra o Vitória. Além disso, o gol de Gerson, em 2024, que era o mais rápido do clube em Libertadores, também ficou para trás.

  • Pedro aos 14s - Flamengo x Estudiantes (2025)
  • Gerson aos 56s - Flamengo x Bolívar (2024)
  • Gabigol aos 2’12s - Flamengo 3-2 LDU (2021)
  • Diego aos 2’18s - Flamengo 6-1 San José (2019)
  • Marquinhos aos 3’ - Flamengo 3-1 Internacional (1993)
  • Felipe Melo (contra) aos 4’ - Universidad Católica 2-1 Flamengo (2002)

Maracanã lotado: recorde de público

O público registrado no Maracanã também torna Flamengo x Estudiantes histórico. O estádio registrou recorde, e o jogo possui agora o de melhor público em todo o futebol brasileiro em 2025.

Além disso, não é só no futebol brasileiro que esse público se destaca. É também o jogo em que o Maracanã recebeu mais torcedores desde a reforma para a Copa do Mundo 2014.

O estádio reabriu em 2013, e desde então, nunca tinha batido tanta gente nele.

O recorde era da Recopa Sul-Americana 2023, contra o Independiente del Valle, com 71.411 presentes. Depois, o Flamengo 0x0 Palmeiras, em 2022, com 69.997 aparecia em sequência.

Ou seja, apenas dois jogos ultrapassaram os 70 mil no novo Maracanã. E um deles é Flamengo x Estudiantes: 71.977, ou seja, quase 72 mil torcedores acompanharam a importante partida pela Copa Libertadores.

Pedro faz história no ranking de goleadores do Flamengo

Alô, Bebeto! Você vai ficar para trás na lista dos jogadores com mais gols pelo Flamengo. Pedro era o 10º colocado na lista, empatado com Leônidas da Silva. Agora, ele iguala Bebeto com o gol no jogo histórico entre Flamengo e Estudiantes.

A noite certamente não será esquecida por Pedro, que se coloca cada vez mais na lista dos ídolos rubro-negros. A tendência é que o jogador conquista ainda mais posições entre os goleadores flamenguistas.

Arbitragem absurda de Flamengo x Estudiantes

A arbitragem de Flamengo x Estudiantes também se tornou histórica pelo lado negativo. Muito mais do que desastrosa, mas totalmente tendenciosa, a arbitragem de Andres Rojas vai ecoar pela eternidade.

Isso porque o colombiano não conseguiu, sequer, disfarçar a sua tendência a marcar a favor dos argentinos. Mas o estopim foi alguns lances capitais da reta final da partida.

Gonzalo Plata é atingido com um chute no pé enquanto tentava acertar a bola. Mas o árbitro marcou falta de Plata no adversário, cometendo um erro histórico ao dar o segundo cartão amarelo para o jogador e expulsá-lo de campo.

No início do lance, uma mão poderia ser revisada como possível pênalti. A dúvida é se ela aconteceu dentro ou fora da área.

Além disso, a própria falta cometida em Plata poderia ser de expulsão para o time argentino. O VAR não se intrometeu na jogada para revisar nenhuma das possibilidades, e apenas alegou, na análise publicada pela Conmebol, que não poderia recomendar revisão por se tratar de um vermelho indireto.

Além disso, outros lances, como o gol do Estudiantes, que teve mão do jogador adversário na jogada, também pioram o que vai ficar conhecido como o 'jogo do assalto'.

Flamengo x Estudiantes também teve faltas claras para o Mengão, que foram dadas aos argentinos. Os valores foram invertidos, e a história também foi feita da forma negativa. Apesar dos problemas, a Conmebol liberou Gonzalo Plata e computou apenas o primeiro cartão amarelo.

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.

Ver detalles de la publicación