Portal dos Dragões
·10 de noviembre de 2025
Museu FC Porto e Dragão tornam-se pioneiros sustentáveis no futebol mundial

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·10 de noviembre de 2025

O Museu FC Porto e o Estádio do Dragão obtiveram a Certificação Prata da EarthCheck, passando a ser as primeiras atrações turísticas ligadas ao futebol a nível mundial a alcançar este nível de certificação internacional em sustentabilidade.
Este reconhecimento constitui um marco relevante para o FC Porto, para a cidade do Porto, para a Região Norte e para o turismo sustentável a escala global. A certificação foi concedida após um rigoroso processo de avaliação, desenvolvido ao longo de cerca de um ano, em estreita cooperação com o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, que prestou apoio técnico especializado em todas as fases.
A cerimónia oficial de entrega do diploma realizou‑se no Estádio do Dragão e contou com a presença de Melissa Hamilton, Consultora Principal da EarthCheck, que, em representação da organização, entregou o certificado a João Borges, vice‑presidente e administrador do FC Porto.
A vinda de Melissa Hamilton ao Porto coincidiu com a realização do Congresso ICCA, também no Estádio do Dragão, reforçando o reconhecimento internacional destas infraestruturas desportivas icónicas pela sua sustentabilidade.
A atribuição do Selo Prata resultou de um processo exigente e transparente, que incluiu a recolha e análise de dados quantitativos, avaliação de critérios qualitativos e uma auditoria externa independente. Esta validação comprova o alinhamento do Museu FC Porto e do Estádio do Dragão com elevados padrões ESG (Ambiental, Social e de Governança) e com as melhores práticas internacionais.
O êxito deste processo resultou do trabalho da equipa de Sustentabilidade do Grupo FC Porto e da coordenação entre várias áreas operacionais. Foram determinantes a implementação de uma política de sustentabilidade sólida, a execução de ações concretas de responsabilidade social, o investimento em eficiência energética e hídrica e a promoção de projetos inovadores de acessibilidade e inclusão. «O FC Porto alcança mais um marco importante na sua história: a certificação, pioneira no setor, do Museu FC Porto e do Estádio do Dragão como atrações turísticas sustentáveis. Trata-se de um reflexo do nosso compromisso com um futuro mais responsável, dentro e fora das quatro linhas. Acreditamos que é possível aliar a excelência desportiva à liderança em sustentabilidade e esta distinção prova que estamos no caminho certo. Este resultado orgulha-nos profundamente, pois traduz em reconhecimento formal uma das nossas caraterísticas de sempre: a procura permanente da excelência, com responsabilidade e visão de futuro», disse João Borges.
O Museu FC Porto e o Estádio do Dragão afirmam‑se como atrações turísticas de referência mundial ao conciliarem desporto, cultura, património e inovação. Em 2025 foram distinguidos pelos World Travel Awards como a Melhor Experiência em Estádio de Futebol em Portugal e representam o país enquanto membros afiliados da Organização Mundial do Turismo. Adicionalmente, integram a direção da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATPNP).
Este é mais um momento de celebração pelo rigor, pelo trabalho e pela visão de futuro que transformaram o Museu FC Porto e o Estádio do Dragão em atrações turísticas sustentáveis certificadas pela EarthCheck. «Trata‑se de mais um momento de grande celebração. Creio que podemos festejar o rigor, o trabalho e a visão de futuro que transformaram o Museu FC Porto e o Estádio do Dragão em atrações turísticas sustentáveis certificadas pela EarthCheck. A nossa missão, enquanto museu, é recolher, estudar e partilhar a história, mas sempre encarámos o Museu FC Porto como uma fonte de inspiração quando pensamos no futuro. A quem nos visita, desejamos que leve uma mensagem: a de que é possível ser competitivo, inovador e exemplar, sem perder a essência que nos define. Este é, portanto, um momento de orgulho portista», afirma Mafalda Magalhães, diretora do Museu FC Porto.
A certificação EarthCheck consolida um percurso já estabelecido pelo Grupo FC Porto em matéria de sustentabilidade organizacional, um compromisso iniciado em 2007 com a implementação de um sistema integrado de gestão da qualidade e do ambiente (ISO 9001 e ISO 14001), reforçado pela Estratégia de Sustentabilidade do Clube e pela distinção como a primeira organização desportiva em Portugal e na Europa a obter a certificação EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria).
Teresa Santos, Diretora de Sustentabilidade do FC Porto, realça o impacto desta nova etapa na afirmação do Clube nesta área: «Quando iniciámos este processo, sabíamos que o desafio era exigente. A certificação EarthCheck é reconhecida internacionalmente como uma das mais rigorosas no campo da sustentabilidade aplicada ao turismo e às organizações. Foi com método, compromisso e convicção que encarámos este desafio, sabendo que a sustentabilidade faz parte da nossa identidade vencedora.»
A EarthCheck é uma organização australiana, reconhecida mundialmente no benchmarking e na certificação científica de sustentabilidade para o setor do turismo. Desde 1987 trabalha com destinos e empresas em todo o mundo, apoiando a transição para modelos de gestão sustentáveis com base em métricas credíveis e verificadas. O programa EarthCheck Certified para Empresas é reconhecido globalmente pelo GSTC e aplicado em mais de 70 países, sendo um dos referenciais internacionais mais exigentes em sustentabilidade.


En vivo







































