AVANTE MEU TRICOLOR
·16 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·16 de enero de 2025
Torcida, diretoria e jogador oram para que haja a liberação (Instagram)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
O Al-Rayyan, do Catar, viu o Botafogo recusar nesta quinta-feira (16) uma proposta de US$ 2,5 milhões (aproximadamente R$ 15,1 milhões) para a compra do volante Gregory.
Aí você, leitor que está aí do outro lado, pergunta: por que diabos isso interessa ao AVANTE MEU TRICOLOR e também ao São Paulo propriamente dito?
A resposta é: tudo!
Conforme revelamos em dezembro, o interesse dos cataris em Gregory tem a ver com a negociação para a liberação de Thiago Mendes ao Tricolor.
São-paulinos e Paulo Pitombeira, empresário de ambos os jogadores, acreditam que podem conseguir a liberação antecipada do volante. Isso porque Mendes se recupera de grave lesão muscular grave na parte anterior da coxa esquerda em setembro. O atleta já voltou a trabalhar no campo e é esperado que inicie a transição em fevereiro. Ou seja, teria pouco mais de três meses para estar apto a atuar bem fisicamente.
Pitombeira está no país asiático conversando com os dirigentes do Al-Rayyan. E diante da negativa dos cataris em aceitar liberar o jogador, propôs uma atitude mais drástica. O empresário prometeu ajudar o clube a contratar outro volante brasileiro, cliente seu, para substituir Mendes: Gregory, do Botafogo.
Titular do time carioca, o jogador quase se queimou ao ser expulso no primeiro lance da final da Copa Libertadores. Mas o título botafoguense acabou apaziguando um pouco os ânimos para sua permanência em General Severiano.
Pelo lado de Mendes, o Al-Rayyan pediu uma compensação financeira para liberar Mendes agora. O Tricolor avisou que não vai gastar grana para ter um atleta que chegará de graça em meses.
É a mesma situação de Wendell. E o clube do Morumbi só não tomou a mesma atitude drástica que tomou com o lateral-esquerdo porque ainda existe a esperança da liberação. Segundo os cataris, se eles conseguirem a contratação de Gregory, agora endossada pelo novo treinador da equipe, o português Arthur Jorge, que estava no clube carioca até ano passado e conhece bem o jogador.
A novela Thiago Mendes no São Paulo se arrasta desde julho. O jogador, que passou pelo Tricolor na última década, aceitou o convite para retornar, chegou a ir ao CT da Barra Funda onde conversou com o técnico Luis Zubeldía e o elenco. Era para ser o esperado volante pedido pelo treinador argentino. Mas o clube do Catar não aceitou a proposta tricolor pela liberação.
Isso não significou que a relação entre as partes esfriou. Pelo contrário. Mendes está disposto a jogar pelo São Paulo. Ficou encantado com Zubeldía e sabe que existe a possibilidade de Pablo Maia ser vendido, o que significaria ser titular absoluto.