Oi, sumido? Marcelo Moreno surpreende sobre retorno de aposentadoria | OneFootball

Oi, sumido? Marcelo Moreno surpreende sobre retorno de aposentadoria | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·11 de septiembre de 2025

Oi, sumido? Marcelo Moreno surpreende sobre retorno de aposentadoria

Imagen del artículo:Oi, sumido? Marcelo Moreno surpreende sobre retorno de aposentadoria

Maior artilheiro da história da seleção da Bolívia e considerado um ídolo local, o atacante Marcelo Moreno — ex-Flamengo — está cogitando abandonar a aposentadoria. O jogador admitiu que, com a classificação do país para a repescagem na disputa de vaga para a Copa do Mundo, a vontade surgiu.

E a explicação é muito simples. Apesar de ter feito mais de 100 jogos com a camisa da Bolívia, Marcelo Moreno nunca conseguiu jogar uma Copa do Mundo. O país só foi três vezes: em 1930 (a primeira), 1950 e 1994. A carreira profissional do atacante, porém, só começou em 2006.


OneFootball Videos


Com o feito incrível do elenco boliviano, que terminou as Eliminatórias Sul-Americanas na sexta posição, Marcelo Moreno já tinha dito que estaria disposto a voltar para jogar a Copa do Mundo. Agora, ventilou a possibilidade de ficar à disposição na repescagem, que ainda não tem adversário e data definidos.

"Estou curtindo ao máximo, não consigo acreditar. Eu precisava me aposentar, precisava de um tempo na minha carreira. Hoje, com essa felicidade que os garotos da seleção estão nos dando, isso nos motiva a fazer muitas coisas... Vamos ver o que acontece depois", disse Marcelo Moreno ao "ge".

Marcelo Moreno está aposentado desde 2023, quando atuou por seu último clube na carreira, o Independiente del Valle. Depois, ainda retornou ao Cruzeiro, clube que mais marcou sua trajetória, para um jogo de despedida em 2024.

"Se Deus quiser e permitir, que assim seja. Sinto-me bem para retornar. Vamos ver o que acontece. Estou aproveitando ao máximo e vamos analisar isso com cuidado. Essa é a melhor resposta que posso dar agora", finalizou o atacante.

Números de Marcelo Moreno e passagem pelo Flamengo

Na seleção boliviana, Marcelo Moreno acumula 108 partidas e 31 gols marcados, o que o torna o maior artilheiro da história do país. A primeira convocação veio ainda em 2007, ano de Copa América, para um amistoso contra o Peru. Depois, foi chamado de novo e disputou a competição pela Bolívia.

Ainda disputou a Copa América outras três vezes: 2015, 2019 e 2021. Considerando a trajetória por clubes, Marcelo Moreno passou pelas bases de Oriente Petrolero-BOL e Vitória, antes de se profissionalizar pelo time da Bahia.

Ao longo da carreira, jogou também por Cruzeiro, Shakhtar Donetsk, Werder Bremen, Wigan, Grêmio, Flamengo, Changchun Yatai, Wuhan Zall, Shijiazhuang Ever Bright, Cerro Porteño e Independiente del Valle.

No Flamengo, a passagem de Marcelo Moreno foi rápida. Em 2013, primeiro ano de austeridade financeira sob a gestão Eduardo Bandeira de Mello, o Rubro-Negro recorria a reforços mais baratos e de fácil negociação. Assim, tirou o atacante do Grêmio por empréstimo.

No entanto, a passagem de Marcelo Moreno no Flamengo durou apenas 20 jogos, com quatro gols marcados e uma assistência. De volta ao Grêmio para 2014, foi novamente emprestado — dessa vez, para o Cruzeiro. Ao voltar, partiria para a China.

Ver detalles de la publicación