Organizadas do Corinthians assinam TAC e podem voltar a utilizar faixas e instrumentos nos estádios | OneFootball

Organizadas do Corinthians assinam TAC e podem voltar a utilizar faixas e instrumentos nos estádios | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·23 de octubre de 2025

Organizadas do Corinthians assinam TAC e podem voltar a utilizar faixas e instrumentos nos estádios

Imagen del artículo:Organizadas do Corinthians  assinam TAC e podem voltar a utilizar faixas e instrumentos nos estádios
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Ao longo da tarde desta quinta-feira, 23 de outubro, as principais torcidas organizadas do Corinthians (Gaviões da Fiel, Estopim da Fiel, Camisa 12, Pavilhão Nove, Coringão Choop e Fiel Macabra) se reuniram na sede do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) com a autoridades do Estado de São Paulo e assinaram o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

O termo autoriza que as principais torcidas organizadas do Corinthians voltem a utilizar faixas e instrumentos nos estádios. Vale lembrar que as organizadas estão proibidas de utilizarem tais adereços nos jogos da equipe corinthiana desde a reta final de março de 2025, quando foram utilizados sinalizadores e fogos de artifício nos acréscimos da final do Campeonato Paulista, diante do Palmeiras, em Itaquera.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:Organizadas do Corinthians  assinam TAC e podem voltar a utilizar faixas e instrumentos nos estádios

Foto: Reprodução/Gaviões da Fiel

Em nota, os Gaviões da Fiel informaram que estão aguardando apenas um ofício da Federação Paulista de Futebol (FPF) para oficializar, de fato, o retorno das faixas e instrumentos nas arquibancadas da Neo Química Arena e em outros estádios espalhados pelo Brasil. O comunicado ainda ressalta que “Esse acordo representa um avanço importante no diálogo entre as instituições e as torcidas organizadas, reafirmando o compromisso de respeito mútuo e a valorização da manifestação popular no futebol.”

No encontro da assinatura do documento, estiveram presentes, além das torcidas organizadas: Dra. Daniela Hashimoto (Promotora de Justiça), Dr. Cesar Saad (3º Promotor de Justiça do Juizado Especial Criminal Central da Capital e Anexo de Defesa do Torcedor), Tenente-Coronel Syllas Jadach Oliveira Lima (delegado de Polícia Titular da Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva – DRADE), Mascarenhas de Moraes (Comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque), 2º Major Arcanjo e o Major Záccaro.

Confira abaixo a nota na íntegra dos Gaviões da Fiel:

TORCIDAS ORGANIZADAS DO CORINTHIANS ASSINAM TAC E SE PREPARAM PARA VOLTAR AOS ESTÁDIOS

Na tarde desta quinta-feira (23), as torcidas organizadas Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão 9, Estopim da Fiel, Coringão Chopp e Fiel Macabra, acompanhadas do advogado do Gaviões, Dr. Edson Roberto Baptista de Oliveira, estiveram reunidas na sede do Ministério Público do Estado de SP com a Promotora de Justiça Dra. Daniela Hashimoto, o 3º Promotor de Justiça do Juizado Especial Criminal Central da Capital e Anexo de Defesa do Torcedor, Dr. Cesar Saad, o delegado de Polícia Titular da Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva – DRADE, o Tenente-Coronel Syllas Jadach Oliveira Lima, o Comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque, Marechal Mascarenhas de Moraes, o 2º Major Arcanjo e o Major Záccaro.

Durante o encontro, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que autoriza o retorno das torcidas organizadas com faixas e instrumentos aos estádios. Essa conquista fortalece a cultura da arquibancada e o apoio das torcidas ao nosso Glorioso Corinthians, respeitando os parâmetros legais e de segurança definidos pelos órgãos competentes.

Neste momento, estamos aguardando o ofício da Federação Paulista de Futebol para que possamos oficializar o retorno aos estádios com nossos materiais.

Esse acordo representa um avanço importante no diálogo entre as instituições e as torcidas organizadas, reafirmando o compromisso de respeito mútuo e a valorização da manifestação popular no futebol.

Fiel Torcida, vamos voltar daquele jeito: no ritmo pesado durante os 90 minutos, apoiando o Coringão sem parar como sempre fizemos. E agora, com as nossas camisas, faixas e instrumentos que fazem toda a diferença na festa das arquibancadas.

Estamos na reta final do Brasileirão e com a semifinal da Copa do Brasil batendo à porta. Não tem mais desculpas, é hora de fazer a arquibancada pulsar com pressão total para levar o Corinthians à vitória em cada jogo. Quem treme é o adversário. Quem faz história somos nós.

A DiretoriaGaviões da Fiel Torcida

Veja Mais:

Imagen del artículo:Organizadas do Corinthians  assinam TAC e podem voltar a utilizar faixas e instrumentos nos estádios

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Ver detalles de la publicación