Paulista será ‘laboratório de testes’ do São Paulo? Veja o que pensa Crespo | OneFootball

Paulista será ‘laboratório de testes’ do São Paulo? Veja o que pensa Crespo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·16 de enero de 2026

Paulista será ‘laboratório de testes’ do São Paulo? Veja o que pensa Crespo

Imagen del artículo:Paulista será ‘laboratório de testes’ do São Paulo? Veja o que pensa Crespo

O São Paulo entrou em campo na vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, com sete mudanças em relação ao time que estreou quatro dias antes. O técnico Hernán Crespo alterou até mesmo no plano tático — abriu mão do 3-5-2 e apostou no tradicional 4-3-3.

Com Cédric e Wendell como laterais, Arboleda e Sabino fizeram a dupla de zaga. O meio-campo foi composto por Danielzinho, Pablo Maia e Lucas, com o trio de ataque formado por Lucca, Ferreirinha e Gonzalo Tapia.


OneFootball Videos


Diante do calendário apertado, Crespo reconheceu que o São Paulo pode, sim, usar o Paulistão para testes, sobretudo com o objetivo de preservar o elenco e evitar lesões. No ano passado, o Tricolor sofreu com muitos atletas no departamento médico.

“Nesse período, vamos tentar equilibrar o elenco, utilizar sempre as cinco mudanças. Quem merece e não merece é relativo. Falo de planejamento da minha cabeça, mas as coisas mudam. Quando chegamos, estávamos a um ponto da zona de rebaixamento. A equipe se encontrou com três zagueiros. Depois disso, mudou a meta, já era a Libertadores, com todas as dificuldades, lesões no meio, sem centroavante, inventando coisas. A gente poderia mudar alguma coisa, testar algo diferente? Não podia. Fizemos isso contra o Sport, jogamos com linha de quatro, e chegamos ao final em 2 a 2 . Agora, por que não? Porque tem Paulistão, podemos mudar a ideia, o conceito, vamos tentar, porque temos possibilidades. De treinar? Não, mas sim jogando”, declarou o treinador.

“A coisa mais importante é que os jogadores se sintam confortáveis. Acho que é o momento. Estou falando que não vamos voltar a jogar com três zagueiros? Não sei, talvez volte, talvez não. O mais importante é que os atletas se encontrem bem dentro do jogo. A identidade é outra coisa. Hoje, com a chuva, foi tudo difícil. Mas acho que se temos que mudar alguma coisa, no sistema, é o momento. O momento exato é agora, com o Paulistão. Fora de casa, é mais complicado, mas se estão bem, ok. Em casa, em teoria, somos superiores, então podemos tentar encontrar uma identidade que, normalmente, se faz durante a pré-temporada em todo lugar do mundo. Mas aqui, é no Paulistão, e isso pode acontecer”, complementou.

São Paulo ideal contra o Corinthians?

O São Paulo somou a primeira vitória no Campeonato Paulista, mas já pensa no próximo compromisso. O Tricolor tem pela frente o Corinthians pela terceira rodada, às 16h (de Brasília) deste domingo, na Neo Química Arena.

Crespo foi questionado se poderia algo mais próximo do São Paulo “ideal” no Majestoso do fim de semana, mas deixou a ideia em aberto. O comandante, vale lembrar, ainda não conta com força máxima, uma vez que o Tricolor ainda tem três jogadores no DM (André Silva, Ruan Francisco e Luan).

“É dia a dia. No São Paulo, a cada dia, acontecem coisas diferentes. É estar preparado e ver. Cada dia é uma escolha diferente, cada jogo é uma escolha diferente. A coisa mais importante é a saúde dos jogadores. Tentar respeitar os tempos de recuperação de cada um, como falei antes. Nem todos acabaram jogando, muitos voltaram de lesões graves. Então vamos ver o que vai acontecendo. Aqui, projetar é muito difícil [risos]”, comentou Crespo.

A ideia da comissão técnica, portanto, é continuar rodando o elenco para prevenir novas contusões.

“É muito difícil projetar quando se joga a cada três dias, ainda mais recuperar os atletas. Fazemos trabalhos específicos para eles pensarem esse período como uma pré-temporada. Tentar usar as cinco mudanças para não sobrecarregar todos com minutagem, equilibrar o elenco. Muitas vezes, acontecem coisas como outro dia, contra o Mirassol, vermelho para Maik, o Cédric tem que repetir [a titularidade]. É difícil de projetar, porque futebol é dinâmico. Sabemos a situação que nos encontramos e, no meio, tentamos ter uma identidade, buscando resultados positivos também, mas não é fácil assim. A prioridade é a saúde dos atletas e equilibrar a minutagem do elenco, para chegar num amanhã melhor”, finalizou o treinador.

Próximos jogos do São Paulo

  1. Corinthians x São Paulo (terceira rodada do Campeonato Paulista)
  2. Data e horário: 18/01 (domingo), às 16h (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
  1. São Paulo x Portuguesa (quarta rodada do Campeonato Paulista)
  2. Data e horário: 21/01 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
  3. Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Ver detalles de la publicación