AVANTE MEU TRICOLOR
·28 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·28 de noviembre de 2024
Ryan Francisco é o maior fenômeno de Cotia (Instagram)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
A diretoria do São Paulo decidiu rejeitar o pedido do técnico Luis Zubeldía para a contratação de mais um atacante para reforçar o elenco na próxima temporada.
E o motivo para isso é uma exigência velada dos cartolas para que o diamante Ryan Francisco seja, enfim, utilizado no elenco profissional em 2025.
As informações foram reveladas pelo portal 'Trivela' e confirmadas ao AVANTE MEU TRICOLOR por fontes da alta cúpula do futebol são-paulino.
O pedido interno de Zubeldía nas reuniões de planejamento (que já acontecem conforme tornou público o auxiliar Maxi Cuberas e os dirigentes Carlos Belmonte e Julio Casares) acabaram sendo falados 'em on' pelo treinador em sua entrevista coletiva após o empate com o Atlético-MG, no último final de semana, pelo Campeonato Brasileiro.
"Nós jogamos apenas com um centroavante reserva e precisamos ver. Tínhamos o Juan antes para supri-los também, e agora não temos. E é difícil isso em um campeonato com o Brasileirão", disse Zubeldía.
Nos últimos dias, contudo, a diretoria de futebol tricolor teria avisado Zubeldía das dificuldades financeiras (o clube promete ter o maior déficit de sua história neste ano) e a necessidade de dar maior rodagem às joias de Cotia.
Ryan Francisco pede passagem neste ano para ser promovido aos profissionais. Diamante raro, é uma máquina de fazer gols. Tem 33 deles marcados em 45 jogos disputados pelo sub-20 no ano.
Com 18 anos recém-completados, o atacante renovou a renovação de seu contrato em outubro. O novo vínculo vai até agosto de 2028 e estabelece multa de R$ 362 milhões para quem quiser tirá-lo o Morumbi.
De acordo com o apurado pela reportagem, Zubeldía quer mais um atacante para fazer sombra ao trio Luciano, Calleri e André Silva. O treinador era fã de Juan, outra promessa de Cotia que acabou deixando o clube após assinar um pré-contrato com o Southampton, da Inglaterra, que o emprestou ao futebol turco.
Na avaliação interna dos dirigentes, contudo, Ryan Francisco é o nome ideal para ocupar esse posto de quarta opção ofensiva.
A discussão agora é sobre o planejamento envolvendo a joia. Setores da Barra Funda o querem já treinando com os profissionais a partir de janeiro, no grupo que ficará no Brasil se preparando para o Campeonato Paulista enquanto um 'elenco A' irá aos EUA. Em Cotia, contudo, pleiteiam seu uso na Copa São Paulo de juniores, para só depois o liberarem ao grupo principal.
Assim, por exemplo, deverá ser feito com um verdadeiro 'bonde de reforços' as profissionais vindos da base (vice-campeã sub-20 e finalista da Copa do Brasil da categoria). Nomes como Ferreira, Matheus Alves e Rickelme deverão passar a treinar na Barra Funda.
Conforme já revelado pelos próprios dirigentes, as prioridades de contratação no São Paulo para 2025 serão um lateral-esquerdo e um meia-atacante.