Blog do São Paulo
·26 de junio de 2026
Rodrigo Bueno critica reintegração de Arboleda e diz que decisão é a maior derrota do São Paulo em 2026

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·26 de junio de 2026

Jornalista não poupou críticas à diretoria tricolor após retorno do zagueiro aos treinamentos e questionou postura do clube diante do caso
A possível reintegração de Arboleda ao elenco do São Paulo continua gerando forte repercussão. Desta vez, quem se manifestou de forma contundente foi o jornalista Rodrigo Bueno, da ESPN, que classificou o retorno do defensor como “a maior derrota do São Paulo em 2026”.

Durante sua análise, Rodrigo criticou duramente a forma como o clube conduziu o episódio envolvendo o zagueiro equatoriano, afastado após problemas disciplinares e posteriormente reintegrado aos trabalhos no CT da Barra Funda.
“Ter que ceder para que o Arboleda volte a jogar é uma derrota, a maior do ano do São Paulo. Foram muitos problemas administrativos, mas ter que engolir o Arboleda é demais”, afirmou o jornalista.
O retorno do defensor tem provocado uma divisão clara entre os são-paulinos. De um lado, há quem defenda uma nova oportunidade para um dos jogadores mais vitoriosos e experientes do atual elenco. Do outro, muitos acreditam que a reincidência de problemas extracampo tornou a permanência do atleta insustentável.
Rodrigo Bueno está entre os que consideram que o clube deveria ter adotado uma postura mais rígida.
“Se o São Paulo fosse perder dinheiro para liberar o jogador, eu faria isso. Por mim, ele jamais vestiria novamente a camisa do São Paulo”, disparou.
Internamente, a avaliação da diretoria e da comissão técnica é diferente. O clube entende que Arboleda continua sendo um ativo importante, tanto do ponto de vista esportivo quanto financeiro.
Além da escassez de opções experientes para o sistema defensivo, o São Paulo também avaliou os impactos econômicos de uma eventual rescisão ou negociação sem retorno financeiro significativo.
A reintegração ganhou força após mudanças no departamento de futebol, especialmente depois da saída de Rui Costa e da chegada de uma nova condução na gestão do elenco.
Se por um lado a diretoria decidiu abrir uma nova oportunidade, por outro a cobrança sobre Arboleda será ainda maior daqui para frente.
Qualquer novo episódio disciplinar poderá fortalecer o discurso dos críticos que defendiam sua saída definitiva. Ao mesmo tempo, boas atuações e comportamento profissional podem ajudar o zagueiro a recuperar parte da confiança perdida junto à torcida.
A verdade é que a reintegração representa uma aposta de risco para o São Paulo. Uma aposta que pode ser vista futuramente como uma decisão acertada ou como um erro histórico. Por enquanto, o debate permanece aberto e longe de um consenso entre torcedores, dirigentes e analistas. O que é certo é que o retorno de Arboleda já se tornou um dos temas mais polêmicos da temporada tricolor.







































