
Gazeta Esportiva.com
·21 de agosto de 2025
São Paulo avança às quartas da Libertadores por dois anos seguidos pela primeira vez em 15 anos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 de agosto de 2025
Nesta terça-feira, o São Paulo eliminou o Atlético Nacional, nos pênaltis, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. A última vez que o Tricolor passou pelas oitavas em duas edições seguidas foi há 15 anos.
Em 2009, o São Paulo enfrentaria o Chivas Guadalajara nas oitavas de final da Copa Libertadores. No entanto, por conta de uma epidemia de gripe suína no México e resistência das equipes sul-americanas de viajarem até o país, os clubes mexicanos abandonaram a competição. Assim, o Tricolor e o Nacional, que jogaria contra o San Luis, se classificaram automaticamente.
Nas quartas de final, o time paulista foi eliminado pelo Cruzeiro, com o placar agregado de 4 a 1.
No ano seguinte, o São Paulo enfrentou o Universitario, do Peru, nas oitavas de final da Copa Libertadores. Após dois empates sem gols, a vaga na próxima fase foi decidida nos pênaltis, no Morumbis.
O goleiro Rogério Ceni desperdiçou a primeira cobrança dos donos da casa, mas defendeu duas penalidades e o São Paulo venceu por 3 a 1, carimbando a presença nas quartas de final mais uma vez.
O Tricolor avançou ate a semifinal, quando foi superado pelo Internacional, eventual campeão, no critério do gol fora, após empate em 2 a 2 no agregado.
Agora, o São Paulo repetiu o feito e avançou às quartas de final da Copa Libertadores nas duas últimas edições. Em 2024, a equipe eliminou o Nacional nas oitavas. Depois de um empate em 0 a 0 no Uruguai, o Tricolor venceu por 2 a 0 no Morumbis e avançou.
Nas quartas, o Soberano foi derrotado pelo Botafogo, nos pênaltis, e deu adeus à competição. Os cariocas seguiram para conquistar o título.
Por fim, nesta terça-feira, no Morumbis, a equipe do técnico Hernán Crespo superou o Atlético Nacional, da Colômbia, e segue viva na luta pelo tetracampeonato. Com empate em 1 a 1 no agregado, o Tricolor contou com o brilho do goleiro Rafael e venceu por 4 a 3.
O São Paulo espera o vencedor do duelo entre Botafogo e LDU, que se enfrentam nesta quinta-feira, às 19 horas (de Brasília), no Nilton Santos, para conhecer seu adversário nas quartas de final da Copa Libertadores.
En vivo