Gazeta Esportiva.com
·15 de diciembre de 2025
São Paulo fica fora da Libertadores após classificações de Corinthians e Vasco

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·15 de diciembre de 2025

O domingo terminou com frustração para a torcida do São Paulo. Com as classificações de Corinthians e Vasco para a final da Copa do Brasil, a combinação de resultados que poderia levar o Tricolor paulista à Pré-Libertadores de 2026 não se concretizou, e o clube acabou fora da principal competição continental da América do Sul.
O Corinthians garantiu vaga na grande decisão ao superar o Cruzeiro nos pênaltis por 5 a 4, após ser derrotado por 2 a 1 no tempo normal, na Neo Química Arena. Como havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, no Mineirão, o confronto terminou empatado no placar agregado, levando a definição para as penalidades máximas.
Já o Vasco também precisou das cobranças de pênaltis para assegurar a vaga na final. Mesmo derrotado por 1 a 0 no tempo regulamentar, o time cruz-maltino levou a melhor sobre o Fluminense nas penalidades, vencendo por 4 a 3, no Maracanã. Como havia triunfado por 1 a 0 no jogo de ida, o placar agregado ficou empatado.
Como Corinthians e Vasco não terminaram o Campeonato Brasileiro em posições que garantissem vaga direta na fase de grupos da Libertadores, as vagas abertas pelo torneio continental não “desceram” na tabela.
O Timão encerrou a competição na 13ª colocação, enquanto o Cruzmaltino ficou logo atrás, em 14º.
O único panorama que asseguraria o Tricolor na fase preliminar da Libertadores neste domingo seria a classificação de Cruzeiro e Fluminense para a final da Copa do Brasil, hipótese que não se confirmou.
Desta maneira, a equipe paulista jogará a Copa Sul-Americana em 2026.
Além disso, o Botafogo, sexto colocado no Brasileirão, não herdou vaga na fase de grupos e acabou ficando com o posto destinado à fase preliminar do torneio continental.









































