Vitória de líder | OneFootball

Vitória de líder | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·15 de diciembre de 2025

Vitória de líder

Imagen del artículo:Vitória de líder

Depois de Sporting e Benfica conquistarem triunfos incontestáveis nos respetivos jogos, o FC Porto também confirmou o seu favoritismo e derrotou o Estrela da Amadora por 1-3. Os forasteiros ainda chegaram ao empate no decorrer da segunda parte, mas o conjunto da Invicta voltou a dar uma resposta inequívoca.

Relativamente ao último encontro na Liga Portugal Betclic, Francesco Farioli mudou apenas uma peça, uma vez que Borja Sainz entrou para o lugar que pertenceu a William Gomes. Do outro lado, João Nuno apostou em Alexandre Sola para substituir Jovane Cabral, desta vez no banco de suplentes.


OneFootball Videos


Um só sentido

Tal como seria expectável, o FC Porto entrou forte e com clara intenção de atacar a baliza adversária. Isso ficou bem patente nos primeiros minutos protagonizados pelos azuis e brancos, marcados por várias ocasiões de perigo. Uma delas culminou mesmo num golo de Samu, que acabou, no entanto, por ser anulado por fora de jogo, permitindo que a equipa visitante respirasse de alívio.

Ora, esse «estado de graça» durou pouco mais de 17 minutos, altura em que os dragões chegaram, finalmente, à vantagem no marcador. Alberto Costa foi desmarcado em profundidade por Alan Varela, conduziu a bola durante alguns metros até à área adversária e acabou por ser travado em falta. O árbitro assinalou de imediato a grande penalidade, que Samu converteu com sucesso, fazendo o 1-0.

A história do restante da primeira parte é simples de contar, já que o Estrela da Amadora não conseguiu criar qualquer ocasião de perigo, nem sequer se aproximou disso. O FC Porto manteve o controlo absoluto do encontro, chegou ao intervalo com 69 por cento de posse de bola (!) e não concedeu qualquer oportunidade ao adversário, sempre incapaz de ultrapassar a estratégia bem delineada pelo conjunto azul e branco, que atravessa um excelente momento em termos de confiança.

Ainda assustou...

Os azuis e brancos regressaram para a segunda parte com a mesma intensidade, agressividade e determinação em aumentar a vantagem. Venceram inúmeros duelos, exibiram confiança com a bola nos pés e assumiram superioridade em vários momentos, num encontro que, até então, tinha sido claramente de sentido único.

Tudo mudou, contudo, aos 59 minutos, quando Sidny Cabral cruzou para a área e Abraham Marcus - antigo jogador do FC Porto - ganhou o duelo aéreo ao seu opositor, silenciando por completo um Estádio do Dragão incrédulo com o que acabara de acontecer.

Ainda assim, os dragões voltaram a provar porque ocupam o primeiro lugar da tabela e retomaram a vantagem pouco depois. Francisco Moura esteve em destaque ao aproveitar um lance de insistência, provocando uma explosão de alegria na Invicta. Haveria melhor resposta do que esta?

Até ao apito final, há ainda a registar mais um golo - no mínimo, insólito - de Samu, que complicou ainda mais a missão do Estrela da Amadora, sempre incapaz de voltar a discutir o resultado. Uma vitória inequívoca perante um Estádio do Dragão a meio gás, mas que assistiu a uma exibição completíssima por parte dos azuis e brancos.

Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

Samu (FC Porto): o avançado está a atravessar um bom momento em termos de golos e voltou a participar em dois (marcou apenas um). Além disso, demonstrou qualidade a relacionar-se com os colegas, terminando ovacionado pelo Estádio do Dragão.

Jan Bednarek (FC Porto): o Estrela da Amadora pouco ou nada atacou, porém, o polaco esteve em evidência ao contribuir de forma decisiva para essa toada, tendo em conta que cortou todos os lances e comandou - uma vez mais - a equipa dentro de campo. 

Victor Froholdt (FC Porto): não foi a sua exibição mais vistosa, no entanto, voltou a corresponder com nota amplamente positiva. Controlou o meio-campo, recuperou bolas e disputou os 90 minutos sempre a grande nível. Não engana há muito tempo.

Sidny Cabral (Est. Amadora): o cabo-verdiano foi um dos poucos destaques por parte do Estrela da Amadora, apesar de ter marcado um autogolo, sendo que contribuiu com uma assistência e alargou ainda mais o seu registo nesta temporada nesse sentido. Tentou remar contra a corrente, no entanto, não foi suficiente.

O árbitro

Arbitragem razoável por parte de Miguel Fonseca, que cometeu alguns pequenos erros, sobretudo na primeira parte. Não existe qualquer dúvida relativamente à grande penalidade assinalada sobre Alberto Costa.

Incidentes: O filme do jogo

Imagen del artículo:Vitória de líder

Onze do FC Porto:

Diogo Costa, Alberto Costa, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Francisco Moura, Alan Varela, Rodrigo Mora, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz

Imagen del artículo:Vitória de líder

Onze do Est. Amadora:

Renan Ribeiro, Sidny Cabral, Otávio, Luan Patrick, Bernardo Schappo, Oumar Ngom, Paulo Moreira, Alexandre Sola, Abraham Marcus, Kikas, Ianis Stoica

1':

Imagen del artículo:Vitória de líder

Começou a partida

8':

Imagen del artículo:Vitória de líder

GOLO INVALIDADO FC Porto:

Samu coloca a bola na baliza, mas o lance é invalidado por um fora de jogo anterior

17':

Imagen del artículo:Vitória de líder

GOLO FC Porto: Samu marca de grande penalidade!

Samu marca o seu 8º golo na prova (13 jogos)

Renan Ribeiro ainda adivinhou o lado mas o remate de Samu sai potente e colocado junto do poste esquerdo. Sem hipótese para o guardião brasileiro.

20':

Imagen del artículo:Vitória de líder

Boa entrada do FC Porto na partida, a ser dinâmico no momento ofensivo, com várias triangulações no último terço e a criar ocasiões de perigo.

34':

Imagen del artículo:Vitória de líder

Momento do jogo algo mais morno. O FC Porto controla a posse de bola e o Estrela da Amadora continua inofensivo do ponto de vista atacante

45 +2':

Imagen del artículo:Vitória de líder

FC Porto: Borja Sainz

recebe um passe de primeira de Samu na pequena área mas remata ao lado

45 +5':

Imagen del artículo:Vitória de líder

Primeira parte sólida do FC Porto, que justifica a vantagem face ao volume de oportunidades que criou. Além disso, não permitiu nenhuma ocasião ao Estrela, com Diogo Costa a ser um mero espectador da partida.

60':

Imagen del artículo:Vitória de líder

GOLO Est. Amadora! Abraham Marcus marca

Abraham Marcus marca o seu 2º golo na prova (13 jogos)

Sidny Cabral efetua um cruzamento da direita e Abraham Marcus aparece na área entre o centrais para marcar de cabeça

63':

Imagen del artículo:Vitória de líder

GOLO FC Porto! Francisco Moura marca

Francisco Moura marca o seu 2º golo na prova (12 jogos) Francisco Moura marcou o seu 6º golo na equipa (60 jogos)

Lance confuso na grande área do Estrela da Amadora com vários remates do FC Porto a serem intercetados. A bola acaba por sobrar para Francisco Moura que remata de pé esquerdo e faz o segundo golo da sua equipa

73':

Imagen del artículo:Vitória de líder

GOLO FC Porto: Sidny Cabral marca na própria baliza!

Cruzamento atrasado de Rodrigo Mora para Alberto Costa, a defesa do Estrela corta o passe, contudo, a bola desvia em Sidny Cabral, que faz autogolo

90 +5':

Imagen del artículo:Vitória de líder

O árbitro apita para o final da partida

Fim de Jogo:

Imagen del artículo:Vitória de líder

Vitória justa do FC Porto que até podia ter vencido por outro números face ao caudal ofensivo. Os dragões acabaram por sofrer na única oportunidade que cederam ao Estrela, o que não apaga mais uma amostra da solidez defensiva da equipa de Francesco Farioli.

Melhor em campo:

Imagen del artículo:Vitória de líder

Samu (FCP) foi, para a redação do

zerozero

, o melhor jogador em campo. Grande jogo do ponta de lança espanhol, que parece estar a ganhar cada vez mais confiança. Esteve muito interventivo na partida, combinou bem com os colegas no momento atacante e é o primeiro a pressionar. Além disso, teve influência nos três golos portistas.

Ver detalles de la publicación