
Gazeta Esportiva.com
·11 de octubre de 2025
Zé Rafael se firma no Santos, mas ainda vê potencial para evolução após cirurgia

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 de octubre de 2025
Zé Rafael é uma das peças titulares do meio-campo do Santos com o técnico Juan Pablo Vojvoda. O jogador de 32 anos encarou um início de ano desafiador ao deixar o Palmeiras, ir para o Peixe e, logo em sua chegada, passar por uma cirurgia na coluna.
O meia passou por um procedimento cirúrgico na coluna no dia 7 de fevereiro e precisou de três meses para se recuperar e ser liberado pelo Departamento Médico do Peixe. Ele fez sua estreia no dia 12 de maio e logo ganhou espaço como titular na equipe. Zé teve momentos de oscilação e voltou a ser destaque com a chegada de Vojvoda.
Zé Rafael já vinha sofrendo com dores na coluna desde a época de Palmeiras. O problema, inclusive, o fez ser desfalque em alguns jogos de 2024. Neste ano, embora inscrito no Paulista pelo Verdão, nem sequer estreou no Estadual.
O camisa 6 do Santos revelou que ainda não está no melhor nível a que pode chegar. O atleta avaliou sua evolução com o passar do tempo e acredita que pode melhorar ainda mais. Neste ano, ele disputou 18 jogos, 15 como titular e deve seguir no time ideal de Vojvoda para o jogo contra o Corinthians.
“É muito difícil falar assim, mas acredito que passei por um período de readaptação e ainda sinto que estou passando por isso depois da cirurgia. Óbvio que queria voltou logo da maneira como jogava antes, mas a gente sabe que nosso corpo precisa de um tempo para se readaptar. Ano passado fiquei um pouco sem treino, sem jogo, isso reflete na vida do atleta e faz diferença”, declarou Zé Rafael.
“Em um curto período acabei dando resposta, mas depois ficou nítido que não estava no mesmo nível físico dos meus companheiros. E hoje me sinto melhor, estou em um nível mais próximo do que posso chegar. É mais fácil competir assim, tem a competição interna e depois com os adversários. Devido a tudo isso, depois a chegada do Vojvoda, nossos treinos tiveram que mudar as características. Acho que a intensidade, a resposta é maior por conta da necessidade. Cada um tem que dar um pouco a mais”, seguiu o meia.
O jogador tem contrato com o Santos até 31 de dezembro de 2027.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo