90min
·8 décembre 2025
7 curiosidades que contam a história do Brasileirão Série A 2025

In partnership with
Yahoo sports90min
·8 décembre 2025

Após pouco mais de oito meses de disputa, mais uma emocionante temporada do Brasileirão ficou para trás. Entre marcas inéditas, polêmicas e reviravoltas, o 2025 do campeonato mais disputado do país já entrou para a história. O campeão foi o Flamengo, que superou o poderoso Palmeiras, o reformulado Cruzeiro e o surpreendente Mirassol, além de outros 16 concorrentes.Sem dúvidas, um Brasileirão Série A muito equilibrado e de ótimo nível de ponta a ponta. Agora, sem mais delongas, veja 6 curiosidades que contam a história desta edição da competição:

Pedro anotou hat-trick contra o Vitória / Buda Mendes/GettyImages
Em uma noite iluminada, o Flamengo não tomou conhecimento do Vitória, deu show no Maracanã e construiu um placar estrondoso de 8 a 0. Pedro (3x), Samuel Lino (2x), Bruno Henrique, Luiz Araújo e Arrascaeta marcaram na maior goleada da era dos pontos corridos do Brasileirão. Goleada histórica!

Flamengo x Mirassol no Maracanã / Buda Mendes/GettyImages
Entre os 20 times da elite do Brasileirão em 2025, Flamengo e Mirassol foram os que melhor aproveitaram o mando de campo: tanto o Fla quanto o Leão não perderam jogando ao lado da torcida. O Rubro-Negro conseguiu 14 vitórias e cinco empates em 19 jogos, enquanto o time do interior paulista engatou 12 triunfos e sete empates.

Palmeiras fechou o Brasileirão com 76 pontos / Ricardo Moreira/GettyImages
O Palmeiras fechou o Brasileirão com 76 pontos, três a menos que o campeão Flamengo (79). Com essa pontuação, o Verdão superou o Santos (2019) e agora é o vice-campeão com a maior pontuação na história do dos pontos corridos com 20 times. O Peixe (74) era o antigo detentor da marca.

Botafogo bateu o Fortaleza no Niltão / Ruano Carneiro/GettyImages
O Botafogo terminou o Brasileirão com uma grande sequência de resultados. Com o 4 a 2 para cima do Fortaleza, o Glorioso chegou ao seu 10º jogo invicto (cinco empates e cinco vitórias) e deixou o próprio Leão do Pici e o Cruzeiro para trás e estabeleceu a maior invencibilidade do torneio na temporada.

Corinthians ficou devendo no Brasileirão / Sports Press Photo/GettyImages
O futebol de São Paulo contou com seis representantes no Brasileirão Série A 2025. Vice, o Palmeiras terminou nas cabeças, assim como o Mirassol (4º). Já São Paulo, Red Bull Bragantino e Santos – esse último lutou contra o rebaixamento até o fim – ficaram na parte intermediária da tabela. O Corinthians, mesmo com orçamento milionário e nomes de peso no elenco, ficou apenas na 13ª posição e registrou a pior colocação dentre os clubes paulistas.

Ceará perde mais uma e vai jogar a Série B em 2026 / Sports Press Photo/GettyImages
Um desfecho cruel para o Ceará. Derrotado pelo Palmeiras em seu último jogo do ano, o Vozão entrou na zona de rebaixamento do Brasileirão Série A apenas na 38ª rodada. A equipe não frequentou o Z4 em nenhum outro momento da temporada, mas ficou por lá na “hora H” e vai jogar a Série B no próximo ano.

Fortaleza perde e é rebaixado / Sports Press Photo/GettyImages
A temporada começou com cinco times do Nordeste na elite do Brasileirão: Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza e Sport. Do quinteto, apenas o Esquadrão de Aço fez uma boa campanha. Já o Rubro-Negro de Salvador lutou até o fim contra o rebaixamento; escapou no fim. O Vozão, o Leão do Pici e o time de Recife terminaram no Z4.
feed









































