Abel Ferreira diz não ser ‘justo’ jogar sem os convocados e destaca Vitor Roque no Palmeiras: ‘Patinho feio que virou cisne’ | OneFootball

Abel Ferreira diz não ser ‘justo’ jogar sem os convocados e destaca Vitor Roque no Palmeiras: ‘Patinho feio que virou cisne’ | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Nosso Palestra

Nosso Palestra

·7 novembre 2025

Abel Ferreira diz não ser ‘justo’ jogar sem os convocados e destaca Vitor Roque no Palmeiras: ‘Patinho feio que virou cisne’

Image de l'article :Abel Ferreira diz não ser ‘justo’ jogar sem os convocados e destaca Vitor Roque no Palmeiras: ‘Patinho feio que virou cisne’

Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (6) e abriu três pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro em relação ao vice-líder, Flamengo. Vitor Roque, duas vezes, marcou os dois gols palestrinos no Allianz Parque.

A vitória do Verdão deixou a equipe de Abel Ferreira com 68 pontos, contra 65 do time carioca – e duas vitórias a mais. O Cruzeiro é o terceiro colocado, com 63 pontos e um jogo a mais. O Palmeiras ainda tem sete partidas até o fim do Brasileirão.


Vidéos OneFootball


Fala, Abel!

Após a partida, Abel Ferreira prestou entrevista coletiva.

O jogo!

— Acho que a primeira e a segunda parte foram semelhantes, mas na segunda fomos mais efetivos. No primeiro tempo, tivemos duas transições do adversário em que abordamos mal, e isso poderia ter nos custado caro. Pecamos nesses momentos: não conseguimos finalizar e ainda demos transições. Infelizmente, não fizemos nenhum gol na primeira etapa.

— No intervalo, pedi para mantermos o ritmo, a mesma atitude. A equipe esteve bem — tanto quem começou quanto quem entrou. Foi uma vitória justa pelo que fizemos nos 90 minutos.

Trocas e estratégia

— Tudo foi treinado. O Veiga sabia que poderia atuar como ‘8’. Trabalhamos isso junto com o Andreas. Raramente faço algo que não tenha sido treinado antes — preparo cenários.O Veiga me surpreendeu nas ações defensivas. Depois, reforçamos o meio para termos mais controle. Todos estiveram muito bem: puxei o Allan para dentro, o Andreas ficou centralizado e Veiga e Allan saíam pelos lados.

— Isso estava no plano: se precisássemos buscar o resultado, o Veiga jogaria ali. E deu certo, até pelo passe brilhante dele para o Vitor Roque. Vi o López um pouco triste por não ter marcado, mas ele fez um belo jogo. Ganhou a bola na raça no lance do gol. O gol do Roque só existe porque o López recupera e faz o passe. O mérito é dele.

Planejamento e reta final

— Essa vitória só faz sentido porque vencemos o Juventude, já que empatamos em casa com o Cruzeiro. É um campeonato competitivo; ainda vamos perder pontos até o fim. Mas existem circunstâncias que não deveriam acontecer.

Como o Ancelotti disse, a prioridade é a Seleção. Eu entendo, mas não me parece justo perder jogadores nessa fase decisiva para amistosos de Seleções. Isso não existe em nenhum lugar do mundo.Há muita coisa a ser mudada. Talvez precisemos repensar o calendário, alinhá-lo ao europeu. Não é justo. Mas temos que jogar com o que está acontecendo. Ainda assim, devia ser motivo de reflexão.

Desenvolvimento do Vitor Roque

— Vocês sabem que eu tenho dificuldade em elogiar, porque eles se empolgam…Ele era o ‘patinho feio’ que virou cisne. E muitos ajudaram a colocar esse rótulo nele. Se ele tivesse ouvido e acreditado em 90% do que vocês disseram, teria deixado de ser jogador.A sorte é que ele sabe quem é o treinador dele, onde está e como funciona a dinâmica aqui. Nós cuidamos dele. Isso é o que fazemos melhor: cuidar.

— Agora dizem que ele é o melhor do mundo, mas para ele tem que ser sempre: gelo, calma.Ele foi para a Seleção pelo trabalho dele. Meu papel é ajudar, mas quem faz acontecer é ele. Aqui, demos tempo para as pessoas verem que ele é mais do que mostrou lá fora, porque lá ele não teve o acompanhamento que tem aqui.

E agora?

Com o empate do Flamengo contra o São Paulo na última quarta-feira (6), o Palmeiras entrou em campo já garantido como líder ao final da rodada. Já a vitória do Verdão deixou a equipe de Abel Ferreira com 68 pontos, contra 65 do Flamengo e 63 do Cruzeiro (com uma partida a mais).

O Palmeiras volta a campo no domingo, às 20h30 (de Brasília), contra o Mirassol, quarto colocado, com 56 pontos, fora de casa. O Flamengo tem justamente o Santos, também no domingo, às 18h30.

À propos de Publisher