SportsEye
·13 août 2025
Barcelona resolve novela do gol às vésperas da estreia

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·13 août 2025
O Barcelona recebeu autorização oficial da LaLiga para inscrever Joan Garcia como novo goleiro na lista de jogadores elegíveis para a competição, utilizando o espaço aberto pela lesão de longa duração de Marc-André ter Stegen. A confirmação ocorreu após a comissão médica da liga, composta pelos médicos Fernández Jaén, Baro Pazos e Pérez San Roque, avaliar e aprovar o laudo apresentado pelo clube catalão, segundo informações do AS, Mundo Deportivo e Foot Mercato.
A decisão representa o desfecho de um processo que se arrastou por alguns dias e envolveu, inclusive, controvérsias nos bastidores. Inicialmente, ter Stegen hesitou em assinar o relatório médico que descrevia a gravidade da lesão nas costas, o que atrasou o envio da documentação necessária à LaLiga. O clube chegou a tirar momentaneamente a braçadeira de capitão do alemão, mas, após diálogo e reconsideração, ter Stegen concordou em formalizar a documentação e rapidamente teve sua condição de capitão restabelecida.
Com o aval da comissão médica, o Barcelona passa a contar com a possibilidade de utilizar parte da folha salarial de ter Stegen — afastado após cirurgia nas costas feita pela doutora Amélie Leglise. Isso era fundamental para dar margem financeira ao clube e garantir a inscrição imediata de Garcia, que poderá iniciar como titular já no próximo sábado, contra o Mallorca, na abertura da campanha blaugrana na liga.
A inscrição de Joan Garcia resolve uma urgência no elenco, já que, com a lesão prolongada de ter Stegen, o clube não tinha um goleiro principal disponível para a largada do campeonato. O procedimento aplicado com Garcia é o mesmo utilizado em casos de longa indisponibilidade, previsto pelo regulamento da liga espanhola.
Porém, essa solução não encerra o desafio do Barcelona no mercado de registros. O clube ainda enfrenta obstáculos regulatórios e espera completar a inscrição de outros nomes importantes, como Marcus Rashford e Wojciech Szczesny, até o início da competição. Para isso, aposta em receitas extraordinárias, como a negociação dos espaços VIP do estádio, que ainda precisam ser validadas integralmente, inclusive por auditorias aplicadas pela LaLiga.
O presidente Joan Laporta já havia sinalizado publicamente que esta seria uma semana de tensão e negociações aceleradas nos bastidores para garantir o elenco completo antes do início da temporada, sobretudo com um feriado no dia 15 que limita o tempo disponível para novas inscrições.
Com a questão de Garcia resolvida, resta ao Barcelona manter o ritmo nos bastidores para não enfrentar novos embargos de última hora e iniciar a temporada com todas as peças-chave regularizadas.
Fontes: Foot Mercato, AS, Mundo Deportivo.
Photo by Alex Caparros/Getty Images