Zerozero
·29 novembre 2025
Bastou um beirão para o efeito

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·29 novembre 2025

Está consumada a terceira derrota do Gil Vicente na Liga Portugal Betclic, a segunda diante dos seus adeptos. Sem Pablo - a contas com uma lesão muscular -, os galos sentiram dificuldades para descompactar o bloco baixo do Tondela e foram surpreendidos pelo tento solitário de Pedro Maranhão (0-1), que foi capaz de dar a segunda alegria dos três pontos às cerca de seis dezenas de adeptos dos beirões presentes no Municipal de Barcelos. No caso, bastou um para a satisfação visitante.
Igual a si mesmo e sabedor do momento menos fulgurante do adversário à entrada para esta partida, o conjunto de César Peixoto geriu as incidências durante grande parte do primeiro tempo. Cáseres, Santi García e Luís Esteves iam carburando no meio-campo e foram responsáveis por uma boa parte das investidas do Gil na direção do último terço. À esquerda, Murilo também foi das unidades mais agitadoras, mas acabou por ser o Tondela quem quase se colocou em vantagem… num ápice.
Numa das poucas falhas ao longo da época, Andrew saiu da baliza, não foi capaz de afastar com os pés e só o poste impediu que a cuidadosa bola enviada por Pedro Maranhão acabasse no fundo das redes. Um aviso para ser levado a sério.
Ainda assim, o jogo não mudou, nem um pouco. Mandão, o Gil Vicente respondeu com ensaios de meia distância de Murilo e Konan, mas acabou por ser o Tondela a chegar-se à frente. Na tentativade aliviar a bola para longe, Buatu derrubou Jordan Siebatcheu e Cláudio Pereira não teve dúvidas a apontar para a cobrança de um castigo máximo que Maranhão não desperdiçou.
Em desvantagem, o Gil não beliscou as suas dinâmicas e cheirou a igualdade. Com grande chamamento pela baliza de Bernardo Fontes, Murilo motivou preocupação ao guarda-redes beirão portrês vezes - na última o golo ficou a escassos centímetros -, Gustavo Varela - grande novidade face à indisponibilidade de Pablo - também espreitou a igualdade, mas o resultado ao intervalo sorria mesmo aos pupilos de Bacci.
Sem alterações nas equipas para o segundo tempo, o Gil foi, sem surpresas, a equipa a carregar jogo. Ainda com maior domínio em relação ao primeiro tempo e face ao bloco bem fechado dos beirões, nem por isso as oportunidades surgiram em grande cadência.
Ia faltando capacidade para infiltrações em espaço curto no último terço visitante o que, aliado à escassez de oportunidades, fez aumentar a ansiedade nas bancadas.
Confortável a defender, o Tondela deixou (escassas) vezes a defensiva gilista em sentido, mas foi levando a água ao seu moinho. Até final, Murilo ficou muito perto da igualdade na cobrança de um livre, contudo, até final, o resultado manteve-se inalterado, sendo os beirões a degustar o aroma dos três pontos.
Pedro Maranhão (CD Tondela): Perigoso desde o primeiro minuto, o extremo brasileiro foi o principal foco de perigo do ataque auriverde. Deu o primeiro aviso numa bola ao poste após oferta de Andrew e foi decisivo ao anotar o único golo da partida. É o melhor marcador do Tondela, o que não é fácil, tendo em conta que os beirões são o pior ataque da I Liga neste momento.
Numa partida em que os ânimos foram aquecendo à medida que a impaciência dos adeptos gilistas ia subindo, Cláudio Pereira foi capaz de segurar o jogo. Na hora de ajuizar a falta que resultou na grande penalidade de Buatu, parece ter acertado na decisão.

Onze do Gil Vicente:
Andrew Ventura, Zé Carlos, Marvin Elimbi, Jonathan Buatu, Ghislain Konan, Santi García, Facundo Cáseres, Luís Esteves, Murilo Souza, Gustavo Varela, Joelson Fernandes

Onze do CD Tondela:
Bernardo Fontes, Bebeto, Christian Marques, Brayan Medina, Nor Maviram, Juan Rodríguez, Yaya Sithole, Hugo Félix, Jordan Siebatcheu, Pedro Maranhão, Ouattara Moudjatovic
1':

Começou a partida! Sai o Gil com a bola!
5':

Pedro Maranhão (CD Tondela) remata ao poste!!!
Na tentativa de encurtar a profundidade do ataque do Tondela, Andrew acerta mal na bola e e deixa o extremo dos beirões uma oportunidade de ouro
12':

Gil Vicente: Murilo Souza
testa a meia distância após condução em diagonal desde a direita. Bernardo Fontes está atento e defende a dois tempos
17':

Primeiro quarto de hora em que o Gil Vicente tem sido a equipa mais afirmativa na tentativa de chegar ao último terço. Com algumas boas aproximações e dois remates de meia distância, os galos tentam chegar à vantagem, mas não se livraram do susto pregado pela bola ao poste de Maranhão
30':

Ouattara Moudjatovic (CD Tondela) está lesionado e precisa de receber assistência médica após falta de Facundo Cáseres
31':

Partida continua idêntica em relação aos primeiros minutos: mais iniciativa do Gil, mais expetativa do Tondela
32':

CD Tondela: Pedro Maranhão
aparece na direita da área com um remate na passada e só uma defesa assombrosa de Andrew impede a vantagem do Tondela. Que momento!!!
35':

GOLO CD Tondela! Pedro Maranhão marca
Pedro Maranhão marca o seu 3º golo na prova (12 jogos)
Frio na conversão, Pedro Maranhão atirou para o seu lado direito, enquanto Andrew se fez na direção do lado oposto
41':

Gil Vicente: Gustavo Varela
remata desde a zona de penálti, a bola embate em adversários e sai para canto
43':

Gil Vicente: Murilo Souza
envia uma granada desde a linha limite da área beirã e obriga Bernardo Fontes a aquecer as luvas
43':

Gil Vicente: Murilo Souza
fica de novo perto do golo! Com a bola a saltar à sua frente, o extremo brasileiro fica a centímetros do empate
Intervalo:

Vantagem da equipa mais eficaz em campo. Apesar da maior iniciativa de jogo do Gil Vicente, o Tondela castigou, à segunda, a defensiva gilista e colocou-se em vantagem a partir de uma grande penalidade batida por Maranhão
46':

Gil Vicente: Santi García
recebe a bola após má reposição de Bernardo Fontes e tenta o chapéu que sai ligeiramente por cima da baliza
62':

Partida mantém o mesmo filme, mas cada vez com maior domínio territorial do Gil. O Tondela encolhe-se cada vez mais
73':

Gil Vicente: Murilo Souza
cobra o livre com colocação, mas o remate sai um pouco ao lado do poste
74':

Gil Vicente: Agustín Moreira
ganha na velocidade à concorrência depois de uma fífia em zona proibida. A bola beija as redes, mas pelo lado de fora. Enorme situação desperdiçada pelo Gil Vicente
87':

Gil mantém a toada, mas sem grande discernimento na hora de encontrar espaço para atirar à baliza
Fim de Jogo:

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

Triunfo da equipa mais eficaz e pragmática na partida. O Tondela sai de Barcelos com os três pontos, penalizando o Gil Vicente pela pouca capacidade para improvisar em relação ao seu bloco baixo
Melhor em campo:

Pedro Maranhão (CDT) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Marcou o único golo da partida e foi o jogador mais perigoso do Tondela









































