Zerozero
·6 septembre 2025
Benfica divulga esclarecimento sobre «maior operação logística eleitoral de sempre»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6 septembre 2025
Em contagem decrescente para as eleições presidenciais agendadas para o próximo 25 de outubro, o Benfica emitiu um comunicado com nove pontos, onde esclarece os seus associados sobre os votos e as respetivas condições dos mesmos. De acordo com o redigido, o sufrágio será a «maior operação logística eleitoral de sempre.»
Além do voto eletrónico, os encarnados esclareceram situações referentes ao «controlo da identidade e da possibilidade de voto», assim como o cariz único que permite aos associados «votar uma vez», entre outros pontos.
A concluir os vários tópicos, as águias salientaram «que está a ser preparada a maior operação logística eleitoral de sempre» no universo do clube da Luz, algo que envolve várias especificidades detalhadas ao longo do texto.
Eis o esclarecimentos na íntegra: «Considerando algumas dúvidas que têm sido colocadas à Mesa da Assembleia Geral, cabe, desde já, esclarecer o seguinte:
1. Nos termos do regulamento eleitoral, proposto pela Direção, e dos Estatutos, o voto presencial no território continental será sempre físico, com boletim em papel e mesas de voto distribuídas territorialmente, mas sem cadernos eleitorais impressos.
2. ?O controlo da identidade e da possibilidade de voto é feito através da scannerização do cartão de sócio, que descarrega em tempo real o direito de voto no caderno eleitoral digital único, na nuvem, processo assegurado pela empresa certificadora, prevenindo duplicações e garantindo a centralização de todo o processo.
3. Assim, cada sócio só poderá, naturalmente, votar uma vez, independentemente do local.
4. ?Nas Regiões Autónomas e no estrangeiro, o modelo varia consoante a decisão das candidaturas, a tomar apenas após a oficialização das listas (10 de outubro).
5. ?Se todas as listas estiverem de acordo, aplica-se o voto eletrónico remoto ou supervisionado, operado em plataforma certificada, com autenticação segura e auditoria independente.
6. ?Se, porém, existir oposição de alguma lista, nesses círculos prevalece o voto físico, replicando o sistema do Continente: mesas de voto locais, boletins em papel e validação pela mesma infraestrutura centralizada do caderno eleitoral digital.
7. ?Dado que a decisão sobre a modalidade de voto nos círculos externos, por imposição estatutária, só ocorre após 10 de outubro, a logística tem de estar duplamente preparada: por um lado, garantir desde logo a infraestrutura de voto físico deslocalizado, como salvaguarda; por outro, ter a plataforma de voto eletrónico pronta a ativar caso haja concordância unânime das listas.
8. ?Desta forma, no momento da decisão, o Clube apenas comunica a modalidade aplicável a cada círculo, assegurando total segurança, transparência e continuidade logística, sem margem para improviso e no respeito pela Democracia que funda o Sport Lisboa e Benfica.
9. ?Sublinha-se, por último, que está a ser preparada a maior operação logística eleitoral de sempre, certificada e auditável.»
Direct