oGol.com.br
·8 octobre 2025
Com dois gol de Salah, Egito vence nas Eliminatórias e carimba a vaga para a Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·8 octobre 2025
O Egito está de volta à Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (8), a seleção liderada por Mohamed Salah venceu a seleção de Djibouti, por 3 a 0, e carimbou com uma rodada de antecedência o seu passaporte para o Mundial de 2026.
Faltando duas rodadas para o fim da classificatória africana, a seleção egípcia entrou em campo com a situação confortável e dependendo de apenas uma vitórias nas partidas finais para confirmar a vaga direta. No duelo contra a lanterna do Grupo A, o Egito contou com o protagonismo de Salah, que anotou dois gols, para comemorar a volta à Copa do Mundo.
A seleção africana retorna ao Mundial após ter ficado de fora em 2022, no Catar. Na edição, o Egito perdeu a vaga para Senegal, nos pênaltis.
Além do Egito, outras duas seleções tiveram a chance de confirmar a classificação nesta quarta-feira e não conseguiram.
Cabo Verde dependia apenas das próprias forças para conquistar a vaga, mas ficou no empate em 3 a 3 com a Líbia. Na rodada final, a seleção cabo-verdiana precisa novamente de apenas uma vitória para ficar na liderança do grupo e empurrar Camarões para os playoffs.
Diferente de Cabo Verde, Gana cumpriu o seu dever e, mesmo assim, adiou a festa da classificação para a rodada final. A seleção ganesa goleou a República Centro-Africana, por 5 a 0, fora de casa, mas precisava também do tropeço de Madagáscar, que venceu as Ilhas Comores. Na última rodada, Gana precisa apenas de um empate, em casa, contra as Ilhas Comores.
Com a única classificação matemática do dia, Egito se tornou a terceira seleção a confirmar a vaga pelas Eliminatórias Africanas, ao lado de Marrocos e Tunísia. Ainda no complemento da penúltima rodada, que segue nesta quinta e sexta-feira, Senegal, Costa do Marfim e Argélia podem carimbar a classificação antecipada. Veja a situação das Classificatórias!
Até o momento, a Copa do Mundo tem 19 seleções confirmadas: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai (América do Sul), Austrália, Coréia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão (Ásia), Canadá, Estados Unidos e México (América do Norte/país-sede), Marrocos, Egito e Tunísia (África) e Nova Zelândia (Oceania).