Blog do São Paulo
·18 janvier 2026
Como ficam as decisões do futebol do São Paulo agora na Era Massis

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·18 janvier 2026

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

Como ficam as decisões do futebol do São Paulo agora na Era Massis
O cargo de diretor de futebol do São Paulo que tem sempre um conselheiro acompanhando o processo do clube permanece vago desde que Carlos Belmonte pediu afastamento em 27 de novembro de 2025, um dia após a goleada de 6 a 0 sofrida para o Fluminense. Desde então, o departamento de futebol ficou sob comando do executivo Rui Costa e do coordenador Muricy Ramalho, sem a presença de uma figura política no cargo.
A instabilidade política no Morumbi tem prejudicado diretamente o planejamento para 2026. Alguns jogadores demonstraram receio em fechar acordos diante do cenário conturbado nos bastidores, comprometendo o cronograma de reforços.
A saída de Belmonte foi marcada por divergências políticas e financeiras com a gestão Casares. O ex-diretor criticou publicamente o orçamento de 2025 aprovado pelo clube, classificando os números como “irreais” e baseados em dados de 2022, desatualizados em relação ao cenário atual de receitas e custos. A chegada de Márcio Carlomagno como superintendente de futebol, provável candidato da situação para as eleições, também gerou atritos, principalmente pela boa relação que Belmonte mantinha com os atletas.
Com a posse de Harry Massis em 17 de janeiro de 2026, os principais desafios incluem a unificação política do clube, a gestão da crise financeira e a remontagem do elenco. O então presidente Julio Casares havia afirmado que não haveria mais conselheiros no comando do futebol, e que o setor seria tocado apenas por profissionais. A expectativa é que as negociações travadas nos últimos dias ganhem andamento com a diminuição da instabilidade política. E nomes de comando sejam escolhidos com as novas diretrizes da Era Massis.
A priori, o Blog do São Paulo ouviu que nenhuma mudança será feita no Departamento. Mas, que cada decisão será comunicada ao Novo Presidente para chancelar. Qual sua opinião?
Direct









































