Glorioso 1904
·26 janvier 2026
Contestação no Seixal, Rafa e Anísio Cabral: Tudo o que disse Mourinho após Benfica - Estrela

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·26 janvier 2026

considerou justo e bem conseguido o triunfo (4-0) do Benfica na receção ao Estrela da Amadora, em encontro referente à 19.ª ronda da Liga Betclic. Na conferência de imprensa, o treinador das águias analisou o adversário, falou do regresso de Rafa e elogiou a estreia de Anísio Cabral.
O Benfica venceu com goleada e terminou com golo de um estreante, Anísio Cabral. Como analisa?
Acho que é uma segunda parte muito bem conseguida e uma primeira parte dominadora. Sem jogar brilhantemente na primeira parte, criámos duas ou três muito boas oportunidades, principalmente aquela do Aursnes. Na segunda parte a entrada de Barreiro deu dinâmica à equipa. Objetivo conseguido, que era ganhar. Segundo objetivo, que era jogar bem. O minuto 84 [golo de Anísio Cabral]? Honestamente, ok, aconteceu. Não posso dizer que esperava, mas posso dizer que esperava que tanto um como o outro [Banjaqui] tivessem nível para jogar na primeira equipa do Benfica. Quis dar descanso à equipa. No caso de Dedic por Benjaqui, sabia perfeitamente que a resposta ia ser boa, que podia haver um ou outro erro. 17 anos, primeiro jogo no Estádio da Luz, mas sabia que a resposta ia ser muito boa, que nos ia dar jogo ofensivo, que nos ia dar cruzamento, que nos ia dar também muito boa velocidade no jogo defensivo. E o Anísio não me surpreendeu, nem a mim, nem a nenhum dos jogadores da primeira equipa nestes últimos dois dias, nestes últimos dois treinos. Não foi surpresa para ninguém, porque não engana, não engana. Estou obviamente muito contente pelos dois e nesse minuto 84… Sabia que o Sr. Eusébio teria hoje o seu aniversário, não sabia que seria o 84.º.
Foi uma resposta ao que aconteceu no Seixal? E como viu essa manifestação dos adeptos no centro de estágio?
O que é que aconteceu? Acredita no que ouviu e no que leu, ou acredita no brevíssimo comunicado que o Benfica fez? Não tenho nenhum comentário a fazer, porque se tivesse de fazer algum comentário, teria de analisar muitos dos adjetivos que foram utilizados, e não quero. Não quero, honestamente. Eu remeto simplesmente para a simplicidade e veracidade do brevíssimo comunicado que o Benfica fez.
Rafa jogará sobretudo pelas alas?
Vai jogar onde tiver que jogar. Não jogará a central ou a médio defensivo, mas vai jogar onde tiver que jogar. É um jogador que vem para dar sem exigir, que vem para ajudar, que vem para casa. Quer responder afirmativamente às nossas necessidades e tem muito para nos dar. É um jogador diferenciado, de um nível superior, e vem para nos ajudar. Se não jogar a 10 jogará a 9, se não jogar a 9 jogará na ala direita, se não jogar na ala direita jogará na ala esquerda.
Quando Rafa entrou houve divisão na reação dos adeptos, pode ser negativo ou positivo?
Não sei o que lhe responder, honestamente. Mas acha que eu tenho tempo no banco? Você nunca esteve no banco como treinador? No banco não tenho tempo, nem sequer para aplausos ou assobios. Se for uma coisa monstruosa, um aplauso monstruoso ou um assobio monstruoso, se forem 60 mil a aplaudir ou a assobiar, sente-se, agora neste caso… É com naturalidade que há benfiquistas muito contentes e outros menos contentes. As pessoas acreditam no que diz o presidente do Benfica ou nas histórias que se vendem. Rafa não saiu a troco de alguns bons milhões. O Rafa ficou, adiou a saída por um ano e saiu com toda a sua naturalidade, para numa parte final da sua carreira ir ganhar aquilo que nunca ganhou e que não se ganha, obviamente, no futebol português. O jogo hoje do Rafa foi bem conseguido a espaços. Gostava de ver o Rafa fazer um golo importante no Estádio da Luz e aí vamos então ver se há 30 mil a assobiar e 30 mil a aplaudir, ou se são 60 mil a aplaudir.
Ala esquerda é a melhor para Sidny?
Acho que fez um bom jogo. Nas alas, neste momento, é mais importante para nós. E é por ali que vai andar até ao final desta temporada, mas é um jogador que nos dá quatro opções.









































