MundoBola Flamengo
·25 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 décembre 2024
Depois de 41 jogos completados, Nicolás De La Cruz encerrou oficialmente sua primeira temporada pelo Flamengo na última rodada do Campeonato Brasileiro. E o impacto imediato do uruguaio veio acompanhado de momentos difíceis, já que a correria do calendário cobrou o preço na forma física do atleta.
Abaixo, o MundoBola Flamengo relembra como foi o primeiro ano de De La Cruz com o uniforme rubro-negro e as oscilações do meia, que foi contratado junto ao River Plate (ARG) por 16 milhões de dólares e estreou no Campeonato Carioca.
As primeiras impressões de De La Cruz no Flamengo, ainda nos meses iniciais do ano, trouxeram a imagem de um meia importante para o time em campo, capaz de organizar os companheiros e dar dinamismo ao modelo de jogo. A intensidade também foi um ponto de elogio comum entre torcedores rubro-negros.
Depis de estrear na vitória de 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, De La Cruz jogou os 90 minutos pela primeira vez contra o Boavista, quando inclusive deu sua primeira assistência pelo clube. Na Libertadores, jogou cinco dos seis jogos da fase de grupos, mas também não conseguiu encontrar alternativas frente ao Peñarol (URU), quando o time caiu nas quartas.
No planejamento do Flamengo para 2024, uma coisa era certa: a equipe sofreria durante a Copa América, com diversos desfalques devido às convocações. Titular da equipe, o meia também disputou a competição, que marcou um antes e depois na temporada. Para se ter uma ideia, dos 34 jogos que o Rubro-Negro jogou após o torneio, o uruguaio atuou em apenas 16.
Em um calendário muito intenso, De La Cruz foi presença frequente no departamento médico do Flamengo. A primeira veio ainda em fevereiro, no Carioca, quando Nico sentiu o ombro. De julho em diante, sofreu um trauma no joelho e duas lesões no músculo posterior da coxa. Com isso, não conseguiu participar das finais da Copa do Brasil.
De adaptação rápida e grande importância, De La Cruz viu as lesões impedirem longas sequências. Ainda que tenha entrado em campo 41 vezes em 2024, o meia jogou os 90 minutos em apenas nove oportunidades — contra Boavista, Fluminense, Botafogo, Red Bull Bragantino, Palestino (CHI), Vasco, Criciúma, Bolívar (BOL) e Peñarol (URU).
No fim das contas, o saldo do primeiro ano de De La Cruz no Flamengo é positivo. Em que pese a sequência de pequenas lesões, o uruguaio deixou claro que tem capacidade de ajudar o time e agradou à torcida rubro-negra. Em um calendário insano, porém, precisa de descanso para conseguir render em alto nível — algo que 2024 não ofereceu.