Central do Timão
·18 janvier 2026
Dorival Júnior comenta retorno complicado de Martínez ao Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·18 janvier 2026

O Corinthians empatou em 1 x 1 no Majestoso contra o São Paulo na Neo Química Arena, neste domingo (18), em confronto válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista, com gols marcados por Tapia, pelo rival, e Breno Bidon nos minutos finais para o Timão.
Um dos momentos mais delicados da coletiva do técnico Dorival Júnior após o clássico ocorreu quando, antes mesmo de ser questionado, ele fez questão de abordar a situação do volante venezuelano José Martínez, que ainda aguarda a conclusão de trâmites burocráticos para retornar ao Brasil: “O Martínez, essa situação que aconteceu com ele, ele tem que buscar uma recuperação dentro do nosso próprio grupo, para que ele possa ter a confiança em poder retornar dentro da sua melhor condição.”

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
A informação apurada nos bastidores pela Central do Timão é que o atleta tem respondido aos contatos feitos pela diretoria do Timão, mas vem enfrentando dificuldades de comunicação com Dorival Júnior e membros da comissão técnica do Corinthians, incluindo uma mensagem enviada pelo treinador que não foi respondida.
Internamente, o clube avalia eventuais medidas disciplinares em razão do episódio envolvendo a falta de retorno aos contatos da comissão técnica. Ainda assim, conforme fez questão de ressaltar Dorival Júnior na coletiva, o Corinthians não trabalha com a possibilidade de negociar o volante neste momento.
“Muitos vieram me falar a respeito, que eu havia disponibilizado Carrillo e Martínez para uma possível troca, é uma mentira muito grande isso, não aconteceu, eu não disponibilizei nenhum atleta do nosso grupo”, esclareceu o treinador.
O volante viajou ao país natal no fim de 2025 para resolver pendências burocráticas, entre elas a renovação do passaporte, etapa indispensável para a obtenção de um novo visto de trabalho no Brasil. No entanto, o agravamento do cenário político na Venezuela, após a captura do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, provocou lentidão e interrupções em serviços públicos, o que acabou prolongando sua permanência além do prazo inicialmente previsto.
Mesmo à distância, Martínez segue mantendo a forma física. O jogador já iniciou o processo de emissão do novo passaporte, com fotos e documentação encaminhadas, e esperava retornar ao Brasil na última sexta-feira (16). Enquanto aguarda a liberação final, ele realiza treinamentos físicos com o auxílio de um preparador físico local e recebe acompanhamento remoto do clube.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Notícias do Corinthians









































