MundoBola
·3 février 2026
Erros de arbitragem contra o Flamengo em 2026 [ATUALIZADO]
![Image de l'article :Erros de arbitragem contra o Flamengo em 2026 [ATUALIZADO]](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fmedia.mundobola.com%2Fmedia%2F2026%2F02%2Fflamengo-arbitragem-corinthians.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·3 février 2026
![Image de l'article :Erros de arbitragem contra o Flamengo em 2026 [ATUALIZADO]](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fmedia.mundobola.com%2Fmedia%2F2026%2F02%2Fflamengo-arbitragem-corinthians.jpg)
Erros de arbitragem acontecem a todo momento no futebol brasileiro, e o Flamengo não escapa disso. Dessa forma, o MundoBola Flamengo lista todas as polêmicas contra o Rubro-Negro em 2026.
Vale destacar que o levantamento será atualizado constantemente a cada lance polêmico, repercutido por torcedores, imprensa e pelo próprio clube.
Última atualização: 03/02/2026
A principal polêmica no duelo entre Flamengo e Corinthians pela Supercopa foi a condução da arbitragem em lance envolvendo Carrascal e Breno Bidon.
Na reta final do primeiro tempo, o colombiano acertou o rosto do meia alvinegro, provocando forte reclamação da equipe paulista. No entanto, a arbitragem não revisou o lance no VAR, pois naquele momento não havia imagens disponíveis para análise.
O lance só foi revisado na volta do segundo tempo, com toda a equipe do Flamengo pronta para jogar - inclusive com Carrascal em campo. Rafael Klein decidiu expulsar o meia, deixando o Rubro-Negro com um jogador a menos após mais de 15 minutos de instruções durante o intervalo.
Em nota oficial, a CBF afirmou que a expulsão do jogador do Flamengo seguiu o Livro de Regras 2025/26 e o Protocolo do VAR, pois a revisão era permitida por se tratar de uma possível conduta violenta.
A entidade destacou que houve uma queda de energia elétrica em diversos setores do estádio, incluindo a cabine do VAR. Segundo o comunicado, Klein encerrou o primeiro tempo sem tomar uma decisão sobre o lance pois as imagens disponíveis não apresentavam uma "evidência conclusiva".
Na estreia do Flamengo no Brasileirão, Arrascaeta foi derrubado dentro da área por Alan Franco, do São Paulo. O defensor do tricolor cometeu um "trança-pé" desequilibrando o uruguaio antes do chute.
Com a não marcação do pênalti, o Rubro-Negro deixou o MorumBis sem a possibilidade de, ao menos, tentar somar um ponto na estreia da competição. O Mais Querido havia aberto o placar com Plata, mas sofreu a virada no segundo tempo.
Além disso, os jogadores do Flamengo se revoltaram com o lance, principalmente Jorginho - expulso após o apito final.










































