MundoBola Flamengo
·9 juillet 2025
Flamengo e Palmeiras: Tironi usa Real Madrid e Barcelona para ilustrar diferença entre os times

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·9 juillet 2025
As duas equipes mais dominantes do futebol brasileiro nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras são exemplos de gestão e títulos. No entanto, para o jornalista Eduardo Tironi, existe uma grande diferença nesses clubes que são "Real Madrid e Barcelona" no Brasil.
O comentarista faz alusão ao domínio de Real Madrid e Barcelona na Espanha comparando com o que acontece no Brasil com Flamengo e Palmeiras.
Junto disso, em meio a tanto equilíbrio, para Tironi, a diferença entre os dois está na blindagem.
Tironi cita a crise que cercou o Fla nos últimos dias e como "abalou" a relação entre alguns nomes, em especial José Boto, e a torcida. Em contrapartida, o Palmeiras, que vive um momento pior que o Rubro-Negro esportivamente falando, apesar das críticas ao seu treinador, não parece se abalar, internamente, pelo menos, se mantendo blindado.
"Talvez essa seja uma grande diferença entre, para mim, o que eu tenho falado, os dois times 'espanhóis' do Brasil, o Real Madrid e o Barcelona brasileiros, fazendo uma comparação com o que eu tenho falado há algum tempo... Talvez a maior diferença entre eles seja essa, o Palmeiras acaba de ser eliminado, tem contestações com relação ao trabalho do Abel por parte da torcida, mas isso parece que é imune às coisas lá dentro, não interfere em nada", dispara Tironi.
O jornalista aponta que o Flamengo, por sua vez, fez ótima campanha na Copa do Mundo de Clubes, está vivo em todas as competições, lidera o Brasileirão, mas ainda assim, cria uma crise "do nada". O que no time paulista supostamente não acontece.
"Já no Flamengo é exatamente o contrário, o Flamengo faz uma campanha considerada legal na Copa do Mundo, é o líder do Campeonato Brasileiro, e do nada surge uma crise como essa", analisa.
A crise e recentes polêmicas envolvendo José Boto no Flamengo são tratadas como “assunto encerrado” nos bastidores do clube.
Reuniões realizadas nesta terça-feira (8), no Ninho do Urubu, contaram com a presença do presidente Luiz Eduardo Baptista, que reiterou o respaldo ao trabalho do diretor técnico português. O foco agora está totalmente voltado para o confronto contra o São Paulo, no sábado (12).
Internamente, Bap considera a atuação de Boto positiva, não apenas nas movimentações de mercado, mas também pelo envolvimento direto com as categorias de base, a rotina no Ninho do Urubu e os desdobramentos dentro de campo. Mesmo com o desgaste causado pelos recentes vazamentos atribuídos ao dirigente e pela polêmica desistência na contratação de Mikey Johnston, o prestígio de Boto segue intacto.