Futebol | OneFootball

Futebol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·17 septembre 2025

Futebol

Image de l'article :Futebol

José Mourinho pode estar prestes a ingressar numa segunda passagem pelo Benfica. Depois da humilhante derrota frente ao Qarabag, a direção optou pelo despedimento de Bruno Lage, onde o antigo treinador do Fenerbahçe tem sido apontado como o sucessor provável. Na sua primeira passagem na Luz, em 2000/01, um jogo contra o Sporting acabou por ditar o seu ‘adeus’ do clube encarnado.

A 18 de outubro de 2000, a direção do então presidente Vale e Azevedo decidiu que Jupp Heynckes deveria abandonar o comando técnico das águias e, para seu sucessor, lançou Mourinho que tinha como maiores créditos no currículo passagens por Sporting, Porto e Barcelona enquanto treinador adjunto de Bobby Robson: “É um treinador jovem com grande ambição. Estamos convencidos que será uma aposta ganha”.


Vidéos OneFootball


Três dias depois, José Mourinho fez o seu primeiro jogo ao comando do Benfica, onde perdeu por 1-0 frente ao Boavista. A sua passagem pelo Estádio da Luz acabou por durar apenas 11 partidas. Curiosamente, o seu último encontro enquanto treinador dos encarnados foi uma vitória por 3-0 contra o Sporting.

O seu confronto frente aos leões decorreu em época de eleições encarnadas, em que Manuel Vilarinho se tornou no novo presidente do clube. O recém eleito dirigente máximo das águias desde cedo deu a entender que José Mourinho não era o seu treinador e que esse seria sim Toni.

De forma a sentir-se legitimado, Mourinho pediu uma renovação de contrato a Vilarinho e, quando esta foi recusada, demitiu-se. “Como nos sentíamos treinadores a prazo, eu e o (Carlos) Mozer apresentámos à direção uma proposta para renovarmos por uma época, mas esta foi rejeitada”, disse o Special One em conferência de esclarecimento.

À propos de Publisher