Jogada10
·3 février 2026
Globo volta a transmitir competição em 2026 após acordo com clubes

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·3 février 2026

A Globo reinseriu transmissões da Série B do Campeonato Brasileiro à sua grade esportiva após um novo acordo comercial com a CBF. Com o acerto, a emissora garantiu os direitos de exibição das partidas de Náutico e São Bernardo como mandantes, visto que os clubes ficaram de fora do pacote coletivo de direitos negociado pela FFU (Futebol Forte União).
A informação, publicada pela Folha de S. Paulo, confirma uma mudança relevante no mapa das transmissões do futebol nacional. Isso porque o movimento ocorre em meio a um cenário de negociações fragmentadas e estratégias distintas entre os clubes da competição.
Náutico e São Bernardo optaram por delegar à CBF a comercialização direta de seus direitos de transmissão. Essa escolha abriu caminho para o acordo com a emissora, que adquiriu as partidas e assegurou liberdade para distribuí-las em todas as suas plataformas.
A partir do novo acordo, o canal carioca poderá exibir os jogos na TV aberta, nos canais pagos, no pay-per-view e/ou no streaming. A tendência, porém, é de concentração das transmissões no SporTV, na Globoplay e no ge, além do Premiere. No caso do Náutico, existe a possibilidade de exibições regionais em TV aberta em Pernambuco.
O arranjo coloca, em média, um jogo da Série B por rodada na grade esportiva da emissora. Já os demais confrontos da competição seguem sob os direitos da Disney, que mantém contrato válido até 2027.

Troféu da Série B – Foto: LEO PIVA/CBF
A plataforma Disney+ concentrará a exibição integral da segunda divisão nacional, enquanto algumas partidas também poderão ir ao ar na ESPN. Na temporada atual, a maior parte dos clubes da divisão integra o FFU — responsável pela negociação centralizada dos direitos comerciais.
Ceará e Fortaleza, rebaixados em 2025, integram a lista dos 20 participantes desta edição da Série B. Juventude e Sport também caíram da Série A e completam o grupo que desceu para segunda divisão.
Quatro clubes garantiram acesso pela Série C: Ponte Preta, campeã da competição, Londrina, Náutico e São Bernardo, estreante na Série B. O CRB alcança a 35ª participação no torneio, seguido por Criciúma, Vila Nova e América-MG, com 28 aparições cada.
Além desses, permanecem na Série B Goiás, Novorizontino, Avaí, Cuiabá, Atlético-GO, Operário-PR, Botafogo-SP e Athletic-MG.










































