CBF
·2 février 2026
Nota Oficial – CBF Fecha Acordo Com Náutico e São Bernardo Para Fortalecimento Comercial Na Série B

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·2 février 2026

Uma das marcas da nova gestão da Confederação Brasileira de Futebol é o diálogo permanente com os clubes e a manutenção de portas abertas para todos os interessados no desenvolvimento do futebol brasileiro.
Nesse ambiente de cooperação e transparência, a CBF foi procurada por Náutico e São Bernardo, clubes que conquistaram o acesso da Série C para a Série B e buscavam apoio comercial para a temporada de 2026.
A entidade colocou diretorias e departamentos à disposição das duas instituições e, após um trabalho conjunto, estruturou um modelo comercial sustentável e financeiramente vantajoso em relação às demais opções do mercado, contemplando propriedades como a comercialização de placas nos estádios e direitos de transmissão de TV. Os acordos também garantem ampla visibilidade aos clubes, o que pode gerar benefícios como maior valorização de marca, atração de novos patrocinadores e ampliação do engajamento de suas torcidas.
“Essa é uma das características da nossa gestão: o diálogo e essa aproximação maior com clubes e federações. Estamos buscando sempre melhorar o nosso produto, qualificar mais a nossa gestão e a gestão dos clubes. A CBF é a casa do futebol brasileiro e sempre vai estar de portas abertas para todos os clubes que necessitem de ajuda”, disse Samir Xaud, presidente da CBF.

CBF estruturou um modelo comercial sustentável e financeiramente vantajoso para os clubesCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
“A marca da nossa gestão é inovar. Os clubes têm nos procurado, e nós, obviamente, vamos abraçar os nossos filiados. Nossa ideia é que os clubes estejam alinhados com o nosso projeto de futebol que a CBF está implantando: trazer os clubes para dentro, tentar aumentar o bolo para que haja uma divisão mais justa e para que os clubes possam sair dessa situação financeira difícil que têm enfrentado”, declarou o vice-presidente Gustavo Dias Henrique.
Bruno Becker, presidente do Náutico, destaca a importância do acordo: “É uma parceria importantíssima para o Náutico, que vem coroar esse momento interno do clube, com o acesso à Série B. Tudo fluiu com naturalidade. Para além da questão financeira, é muito satisfatório o Náutico, enquanto instituição centenária que é, contribuir nesse novo momento do futebol. Acho que é um movimento interessantíssimo em que todos ganham”.
Para Antonio Moreno Neto, presidente do São Bernardo, o acordo foi feito pensando no futuro do clube: “O São Bernardo, pela primeira vez na história, está na Série B. Ele não tem um histórico nesta competição. A CBF, com essa nova administração moderna e com a participação de todos, mostrou visão de futuro e nos ofereceu todas as condições para que possamos conseguir um bom desempenho já nesta temporada, além de uma visibilidade que jamais tivemos”.
A CBF reitera que está sempre à disposição de seus filiados para conversas que contribuam para o fortalecimento e a evolução do futebol brasileiro.










































