Jogada10
·23 octobre 2025
Gómez e Piquerez são denunciados e podem desfalcar o Palmeiras no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·23 octobre 2025
O Palmeiras pode ter dois importantes desfalques na reta final do Campeonato Brasileiro. O lateral Piquerez e o zagueiro Gustavo Gómez foram denunciados pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após críticas à arbitragem de Wilton Pereira Sampaio durante e após a derrota para o Flamengo, no Maracanã.
As denúncias, que ainda não têm data de julgamento definida, podem render até seis partidas de suspensão para ambos os jogadores. O Verdão tem dez rodadas restantes no campeonato.
Piquerez é acusado de ofensa direta ao árbitro. De acordo com o documento encaminhado ao tribunal, o uruguaio foi enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de ofensas à honra ou imagem de membros da arbitragem. O uruguaio foi expulso depois do jogo por ter dito ao árbitro.
“Você está de sacanagem, veio aqui só pra roubar a gente.”
A pena prevista para esse tipo de infração vai de uma a seis partidas de suspensão, podendo ainda incluir multa.
Piquerez também pode receber gancho por conta de críticas para a arbitragem – Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Já o capitão Gustavo Gómez, embora não tenha recebido uma advertência dentro de campo, acabou denunciado com base no artigo 258 do CBJD, por “conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.
Após o jogo, o paraguaio fez duras críticas a Wilton Pereira Sampaio: “Ele é um dos mais soberbos do futebol mundial.”
Além disso, o defensor também insinuou perseguição ao clube: “Parece que ele tem alguma coisa contra o Palmeiras, com o sucesso do Palmeiras. Fechou o microfone para falar besteira para mim.”
Aliás, as declarações estão sendo consideradas pela procuradoria como ataque direto à integridade do árbitro, o que motivou a denúncia.
Por fim, o auxiliar técnico João Martins, membro fixo da comissão de Abel Ferreira, também acabou sendo denunciado pelo mesmo artigo (258). Afinal, ele foi expulso no Maracanã por supostas ofensas à equipe de arbitragem durante o segundo tempo da partida.
Caso o STJD confirme as punições, o técnico Abel Ferreira pode perder três peças importantes em um momento decisivo da temporada, com o Palmeiras disputando simultaneamente o Brasileirão e a Copa Libertadores. A diretoria jurídica do clube já estuda apresentar defesa formal assim que o julgamento receber uma data.