MundoBola
·10 janvier 2026
Ídolo do Flamengo, Hernane Brocador retorna para clube onde foi artilheiro e projeta aposentadoria

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·10 janvier 2026

O ano de 2026 deve marcar o adeus dos gramados de um dos jogadores mais carismáticos e eficientes da história recente do Flamengo. Hernane Brocador, artilheiro do Brasil em 2013 com 36 gols e peça fundamental no título da Copa do Brasil daquele ano, acertou seu retorno ao Nacional-AM e indicou que esta será sua "última dança" no futebol profissional.
Prestes a completar 40 anos em abril, o centroavante retorna ao time amazonense, onde foi vice-campeão amazonense e artilheiro da equipe em 2025 (quatro gols em oito jogos), carregando a faixa de capitão e a responsabilidade de liderar um elenco jovem.
Em entrevista ao "ge", Hernane foi direto ao comentar sobre o futuro. O "Brocador" revelou que o planejamento inicial era parar no ano passado, mas decidiu estender a carreira por mais uma temporada para buscar títulos inéditos no Norte.
"O pensamento no ano passado era encerrar a carreira este ano, mas vou jogar mais essa temporada e devo finalizar sim. Quero terminar ganhando título e disputando artilharia", afirmou o ídolo rubro-negro.
Sobre a vida pós-futebol, o atacante já tem o cenário ideal desenhado, longe dos holofotes e próximo da natureza: "Depois disso, vou precisar de alguns meses para descansar a mente. São quase 20 anos de futebol. Se possível, quero ir para a Bahia, andar de cavalo e aproveitar tudo que conquistei ao longo da carreira".
Mesmo em fim de carreira, a fome de gol, característica que o consagrou no Flamengo, continua. Hernane estipulou uma meta pessoal para 2026: "Para este ano, a meta é ficar entre seis e oito gols".
O Nacional-AM terá um calendário robusto, disputando o Campeonato Amazonense, a Copa Verde, a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil (competição que Hernane conhece bem).
Principal referência técnica e midiática do clube amazonense, Hernane aprovou a montagem do elenco e o trabalho do técnico Gerson Gusmão. Ele se vê confortável no papel de mentor para os mais novos.
"Eu volto em uma nova função, com novos objetivos e uma cobrança maior. (...) Já deu para perceber que os meninos me respeitam bastante e até me admiram em algumas ocasiões. Acho que é fruto de tudo que eu conquistei no futebol. Tudo que aprendi, tento passar para eles", destacou.
A reestreia oficial de Hernane Brocador acontece já no próximo domingo (11), quando o Nacional enfrenta o Itacoatiara, às 16h30 (horário de Brasília), 15h30 (horário de Manaus), na Arena da Amazônia.









































