<i>Menino do Seixal</i> volta a marcar quase cinco anos depois | OneFootball

<i>Menino do Seixal</i> volta a marcar quase cinco anos depois | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·14 février 2026

<i>Menino do Seixal</i> volta a marcar quase cinco anos depois

Image de l'article :<i>Menino do Seixal</i> volta a marcar quase cinco anos depois

Originário da fornada de 2002 da formação do Benfica, Rafael Brito tem cimentado o seu lugar na Liga Portugal Betclic, neste caso ao serviço do Casa Pia AC. Ora, na partida deste sábado frente ao FC Arouca, o médio defensivo voltou a fazer golo, 1.815 dias depois. Quatro anos e 11 meses.

E sim, logicamente é natural que, fruto da posição que ocupa no campo, o jogador de 24 anos não seja presença frequente nas zonas de finalização. É totalmente normal que a carreira do mesmo não faça dele um goleador. Isso é claro.


Vidéos OneFootball


Ainda assim, além do dado que apresentámos, já só por si digno de alguma importância, o almadense também apontou o seu primeiro golo - ao fim de duas épocas e meia - na I Liga. Bem pode agradecer a Abdu Conté, que fez um cruzamento em que a bola saiu com olhinhos.

Hora da afirmação

Recuando no tempo, a vasta base de dados do zerozero aponta o dia 25/02/2021 como a última vez em que Rafael Brito fez um golo. O jovem, na altura com 19 anos, apontou um tento frente ao Rio Ave, para a Liga Revelação

Até por este ponto se consegue entender o quão importante - pelo salto dado - foi o acontecimento deste sábado para o centrocampista.     

Lá está, o primeiro golo enquanto jogador de I Liga, a estreia enquanto marcador pelo Casa Pia AC. Mais uma razão para Álvaro Pacheco continuar a dar o voto de confiança a este jogador.

Outro dado interessante: Brito conseguiu quebrar esta seca de golos precisamente no dia em que somou o 50º jogo enquanto atleta casapiano. Haveria data melhor para o fazer?

Refira-se que o '6' acaba contrato no final da presente temporada, estando, neste momento, livre para assinar pré-contrato por outro clube. Cabe ao mercado - e ao próprio - perceberem se está na hora de dar outro passo.

Em tempos, uma das esperanças do Seixal

Até aqui, o trajeto de Rafael Brito não tem sido propriamente marcado por uma ascensão meteórica. Anteriormente, o médio de 24 anos era visto como um dos nomes favoritos para ser presença habitual na equipa A do Benfica. Sem se estrear, chegou a ir ao banco das águias, frente ao Vitória SC.

Foram 14 anos enquanto encarnado. Formação toda feita na condição de menino do Seixal. Passou por todos os escalões, até pelos 'B' e os já referidos sub-23. A porta da turma principal só se abriu por uma vez - frente aos conquistadores - e foi por lesão de Julian Weigl

Posto isto, o médio defensivo começou por rumar ao Marítimo, ali por empréstimo do Benfica. Efetuou 14 jogos nessa época de 2023/2024. Na temporada seguinte, rescindiu e rumou ao destino atual: Casa Pia AC.

Neste processo de formação, Brito também efetuou 29 desafios enquanto internacional jovem português, isto sem nunca ter conseguido jogar pelos sub-21. 

A geração de 2002 do Benfica, lançou outros bons jogadores. Tomás Araújo, Paulo Bernardo, Henrique Araújo, Samuel Soares e Diogo Nascimento.

O primeiro, como é sabido, mantém-se pela equipa A e joga de forma bastante regular. Henrique Araújo e Samu Soares também fazem parte do plantel, mas jogam menos. Paulo Bernardo e Nascimento já andam por outras paragens.

À propos de Publisher