Jogada10
·10 février 2026
Início de 2026 artilheiro de Puma ameaça titularidade de Paulo Henrique no Vasco

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10 février 2026

O início de temporada do Vasco se desenrola com uma promissora disputa pela titularidade na lateral direita entre Paulo Henrique e Puma Rodríguez. Afinal, o camisa 96, a princípio, dono da posição há duas temporadas no Cruz-Maltino, foi desfalque na maioria dos compromissos de 2026. Desta forma, o uruguaio ganhou chances de atuar entre os 11 iniciais e as aproveitou.
Isso porque Pumita vem se sobressaindo nos jogos em que atuou por uma versão artilheira, já que anotou três gols nos sete compromissos que esteve na temporada. Exatamente na posição em que mais disputou duelos em sua carreira: a lateral direita. Afinal, na temporada passada, a sua versatilidade foi importante em momentos decisivos na temporada passada.
Problemas no pé ainda nos compromissos iniciais de 2026 fizeram Paulo Henrique e o departamento médico do Cruz-Maltino decidirem por um afastamento. Até porque a intenção era solucionar o incômodo que vinha sendo recorrente e impedir que houvesse a possibilidade em retornar mais à frente na temporada. Segundo relatos, a adversidade causava intensas dores, que o faziam jogar no sacrifício e reduzir o seu desempenho.
A questão física atrapalhou uma sequência para Paulo Henrique, que jogou apenas em duas ocasiões. O camisa 96 voltou a atuar na última partida, a vitória sobre o Botafogo. Contudo, na oportunidade, por estar em recuperação física, começou como alternativa na reserva e Puma Rodríguez como titular. Deste modo, a expectativa é de que com esta situação se reacenda a disputa pela titularidade entre eles.

Puma já soma um gol e uma assistência em duas rodadas do Campeonato Brasileiro – Foto: Matheus Lima / Vasco da Gama
Vale relembrar que o uruguaio chegou antes ao Cruz-Maltino, no início de 2023, e logo assumiu a posição. No entanto, ficou marcado por diversos erros na parte defensiva, especialmente no Campeonato Brasileiro. No decorrer de sua passagem, ele demonstrou evolução neste aspecto. Inclusive, o camisa 2 contribuiu até como lateral-esquerdo na reta final da última temporada, além da fase decisiva da Copa do Brasil, em período em que Piton esteve sem poder entrar em campo por uma contusão.
Após curta e discreta trajetória no Atlético, Paulo Henrique foi para o Vasco repleto de desconfiança exatamente pela passagem anterior. Depois da chegada de Ramón Díaz ao comando, o camisa 96 passou a ganhar espaço e gradativamente se tornou peça importante, com gol e assistência em momentos decisivos. Principalmente na parte final do Brasileirão de 2023, quando o time brigou contra o rebaixamento até a última rodada.
Nas duas temporadas posteriores, Paulo Henrique seguiu com evolução de seu desempenho. Com as performances que apresentou em 2025, se credenciou para duas convocações por Ancelotti para amistosos e está na disputa por uma vaga no elenco que disputará a Copa do Mundo entre junho e julho deste ano.
Direct


Direct


Direct


Direct


Direct


Direct


Direct


Direct


Direct


Direct


Direct





















