ecbahia.com
·13 décembre 2025
Levantamento mostra média de idade do elenco do Bahia na Série A 2025

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·13 décembre 2025

Um levantamento estatístico sobre a faixa etária dos jogadores utilizados pelos clubes na Série A 2025 revela a política de investimento do Bahia, com o Grupo City, para a formação do elenco tricolor que terminou em sétimo lugar nesse ano.
O Esquadrão se destacou por ter uma das maiores proporções de atletas na faixa de idade entre 24 a 30 anos, com aposta em atletas que já chegaram prontos para jogar na equipe titular, ou disputar espaço no time, mas também com potencial de valorização para venda futura.
A análise, que considera apenas jogadores com mais de 500 minutos em campo, foi divulgada pelo perfil @DataFutebol, e mostra a distribuição da idade do elenco tricolor na última edição do Brasileirão.
O Bahia teve a maior fatia do seu elenco composta por jogadores na faixa de 24 a 30 anos, totalizando 69,2% dos atletas utilizados.
Esse grupo de jogadores é, em tese, o que atinge o ápice de desempenho físico e técnico no futebol. Como exemplos, Jean Lucas (27 anos) e Luciano Juba (26 anos) foram convocados pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Já Ramos Mingo (24 anos) foi quem teve a maior minutagem da temporada.
Com foco principal em jogadores já maduros para competições nacionais e internacionais, o Esquadrão teve também a seguinte porcentagem em outras faixas de idade:
O percentual de jogadores com 31 anos ou mais no Bahia é o terceiro menor da Série A e fica abaixo apenas de Red Bull Bragantino 8,3% e Palmeiras (12,5%).
O percentual de 15,4% de atletas com idade sub-23 em campo ao longo do campeonato é considerado como “mediano” na Série A, uma vez que o Esquadrão ocupa o 11º lugar no ranking das equipes que mais usaram atletas nessa faixa etária.
Contudo, clubes como Red Bull Bragantino (37,5%) e Vasco (26,3%) deram maior minutagem aos jovens e lideraram o ranking. Por outro lado, o Mirassol foi o único time que não usou nenhum atleta com 23 anos ou menos.
A composição do elenco do Bahia reflete a filosofia do Grupo City, que busca equilibrar a experiência de jogadores no auge (24-30 anos) com o potencial de valorização de jovens talentos (sub-23). Porém, a quantidade de atletas com idade mais baixa ainda é pouco para o que é desejado pelo próprio clube, que tem o objetivo de se destacar como uma das melhores divisões de base do país.
Tiago, de 20 anos, foi quem mais teve espaço saindo da base em 2025. Para 2026, a expectativa é de que um número maior de atletas provenientes das categorias de base do Esquadrão tenham minutagem maior, dentre eles Ruan Pablo, Dell, Sidney, David Martins, Kauã e Roger Gabriel.
Por outro lado, o foco na contratação de atletas “prontos” para o time titular reflete a busca por performance imediata na Série A, mas sem tirar o olho no futuro com jogadores promissores da base e do mercado, representadas pelas contratações de Luiz Gustavo e Kauã Furquim.









































