AVANTE MEU TRICOLOR
·29 septembre 2025
Líder da Independente se defende sobre registro da marca ‘Torcida que Conduz’ e diz que vai processar quer fizer insinuações

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·29 septembre 2025
Henrique Gomes de Lima, o Baby, um dos principais líderes da Independente, registrou como marca o slogan “torcida que conduz”, expressão muito utilizada pelo São Paulo nos últimos anos. O pedido foi feito em 9 de fevereiro de 2023, deferido em 18 de junho de 2024 e teve a concessão oficializada em 6 de agosto de 2024, poucos dias antes de o clube lançar um terceiro uniforme em homenagem à torcida, estampando exatamente a frase registrada.
O processo de registro de Baby tem como representante legal Karoline Brandão, que trabalhou como supervisora jurídica do Tricolor entre 2003 e 2014, segundo o perfil público no LinkedIn, onde não consta nenhum emprego posterior. A coincidência chamou atenção de torcedores e levantou questionamentos.
O São Paulo utiliza a expressão em publicações oficiais pelo menos desde agosto de 2021, mas intensificou o uso a partir de 2023. Além das redes sociais, passou a comercializar produtos licenciados com a marca no ano passado, o que pode gerar implicações financeiras caso haja disputa jurídica. Até o fechamento desta edição, o clube não havia se manifestado.
A repercussão levou Baby a publicar uma longa nota em suas redes sociais, que primeiro como veio nota de resposta à rádio ‘Band News‘, primeiro veículo de imprensa a noticiar o fato, chamando de “tendenciosa” a cobertura inicial do caso e afirmando que não há qualquer cobrança financeira sobre o clube.
“Sabe quando o Baby foi cobrar o São Paulo sobre o uso da frase? Nunca! Sabe quanto o Baby ganha sobre o uso da frase pelo São Paulo? Nada! Muito pelo contrário, o São Paulo que está tendo lucro com uma criação do Baby, o que me deixa imensamente feliz e orgulhoso”, disse.
Segundo ele, o registro foi feito para proteger a expressão contra uso de terceiros. “Apenas protegi minha propriedade intelectual e, com isso, evito que rivais possam utilizar a frase ou que outro são-paulino a faça comercialmente para ganho pessoal”, escreveu. “Agora, quanto ao São Paulo, o lucro é 100% da instituição”, apontou.
Baby ainda citou a origem do slogan, vinculando-o à mobilização da torcida em 2017, quando o clube lutava contra o rebaixamento. “Interessante é que esses ataques vis e covardes vêm com a amnésia coletiva e a ingratidão desses que, por conveniência, resolveram esquecer que essa união criada pela torcida, de que eu faço parte, nas chamadas de apoio diante do risco de rebaixamento no Brasileiro de 2017, salvou o São Paulo naquele ano”, enfatizou.
O líder da Independente afirmou estar acompanhando os desdobramentos jurídicos e avisou que tomará providências contra quem o acusa de ganhos ilícitos. “Já estou levantando junto aos meus advogados quem está me acusando de ganhos ilícitos para as devidas providências. A rede social parece, mas não é terra sem lei”, completou.
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct