Zerozero
·20 septembre 2025
Lincoln estreia-se a marcar pelo FC Alverca na ilha que já foi casa

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 septembre 2025
Três épocas depois, Lincoln, um médio ofensivo que deixou excelente impressão no futebol português, está de volta a terras lusas. Agora, em vez de vestir a camisola do Santa Clara, enverga a do FC Alverca, equipa recém-promovida à Liga Portugal Betclic que contratou mais de duas dezenas de jogadores novos.
Parecia escrito nas estrelas: neste regresso ao nosso campeonato, agora no terceiro jogo, o brasileiro viajou até São Miguel para defrontar, precisamente, a sua antiga equipa. Se ainda não havia apontado qualquer golo nas outras duas partidas - apesar de ter estado perto frente ao Tondela - , eis que o conseguiu fazer frente aos insulares.
Recorde-se que o resultado ficou favorável para os açorianos, que venceram por 2-1, com um golo mesmo ao cair do pano.
Anunciada muito perto dos últimos dias de mercado, a contratação de Lincoln é um dos exemplos perfeitos de bons negócios que se podem efetivar perto do fecho do defeso. O atleta acertou rescisão com o Fenerbahçe, onde estava José Mourinho, e ficou livre para abraçar um novo projeto.
O novo plano, agora, passa por ajudar este emblema ribatejano a estabelecer-se no primeiro escalão português. A estreia foi efetuada frente ao Benfica - jogou 24 minutos após saltar do banco -, e, de seguida, agarrou logo a titularidade frente ao CD Tondela, curiosamente a primeira vitória do FC Alverca na I Liga em 24 anos.
Nesta viagem até aos Açores, o atleta repetiu a dose e começou o embate no onze inicial. Encostado à direita, ao contrário do que se via na maior parte das vezes no Estádio de São Miguel, o médio, '10' de raiz, fez um golo de cabeça.
Figueiredo arranjou espaço no lado esquerdo, mirou para o centro da área e Lincoln, discreto e astuto, fez um golo mesmo à ponta de lança, apesar de não o ser. Este foi o tento que permitiu aos alverquenses alcançarem o empate em primeira instância e o esquerdino não festejou.
Há que o dizer: além de ter marcado este golo, que até bem perto do fim garantia o empate, não foi muito interventivo na partida. Certo é que, a cada toque que deu na bola, se pôde sentir o perfume que o canarinho consegue emprestar.
À saída do terreno de jogo, aos 81 minutos, recebeu uma grande salva de palmas por parte dos adeptos da casa, e retribuiu as mesmas. Compareceu, ainda, na flash interview e saudou todos os aficionados presentes no estádio e que lhe demonstraram carinho.
Vindo do Grêmio em 2019/2020, Lincoln chegou cotado como um médio talentoso, perfeitamente preparado para despontar em Portugal, tendo apenas 21 anos. Estava afastado dos planos do clube brasileiro, na altura liderado por Renato Gaúcho, e acabou por ingressar no Santa Clara a custo zero.
O primeiro jogo realizado foi logo na segunda jornada, frente à B SAD, e disputou 17 minutos. Depois, aos poucos, foi ganhando a confiança de João Henriques e garantiu várias titularidades. Essa temporada, a segunda seguida dos bravos açorianos na I Liga, acabou com um nono posto. Aqui, o centrocampista de Porto Alegre realizou 34 jogos, apontando um golo e sete assistências.
A nível de sucesso coletivo, 2020/2021, em período de COVID e sem adeptos no estádio, foi a mais fulgurante. Sexto lugar conquistado com Daniel Ramos, que deu acesso a um histórico playoff da Conference League. Histórico porque aquela havia sido a primeira vez que o Santa Clara conquistara um lugar europeu.
Na partida em que tal feito foi garantido, frente ao Farense (que viu, nesse mesmo desafio, a descida decretada), Lincoln fez o que sabe fazer melhor: proporcionou duas assistências. Hidemasa Morita e Allano foram os atletas que aproveitaram estes passes para golo. No fim, o jogo ficou 4-0, sendo que Carlos Júnior e Cryzan também fizeram o gosto ao pé.
2021/2022 foi a última temporada com a camisola do Santa Clara, sendo também a mais produtiva. O salto acabou por se justificar na totalidade. Em 44 partidas, Lincoln apontou sete golos e oito assistências. Números bastante significativos e que abriram portas para outras realidades.
Esta época acabou com um sétimo posto. Apesar da aparente tranquilidade que esta classificação aparenta, há que relembrar que os bravos açorianos tiveram três treinadores. Daniel Ramos iniciou a temporada, Nuno Campos assumiu a meio e Mário Silva terminou a mesma. Mesmo com estas mudanças no cargo técnico, Lincoln foi o atleta mais usado do plantel, sinal do quão fulcral era.
Finalizada esta bonita trajetória, repleta de momentos memoráveis, foi hora de Lincoln rumar a palcos diferentes. O médio foi contratado pelo Fenerbahçe em 2022/2023, podendo trabalhar com Jorge Jesus. A transferência foi efetuada por 3,5 milhões de euros. Um bom encaixe para a realidade dos clubes de estatura média em Portugal.
Passou época e meia na Turquia, onde realizou 35 jogos. Nesta quantidade de partidas, conseguiu nove assistências. Fora dos planos no início da época seguinte, seguiu por empréstimo para o Brasil, mais especificamente para o Red Bull Bragantino. Por lá, disputou 49 jogos, conquistando cinco tentos e quatro passes para golo.
Depois de mais uma época de sucesso, voltou a ser cedido, desta feita ao Hull City, da II divisão inglesa. A vida no Championship não foi fácil, conseguindo efetuar uma assistência em 11 desafios.
A passagem pelo Fenerbahçe, lá está, encerrou-se com uma desvinculação e, agora, o atleta é do FC Alverca. Com 26 anos, estará certamente mais maduro e poderá ser um dos elementos a ajudar Custódio Castro a atingir a tão desejada manutenção na Liga Portugal Betclic.