Zerozero
·20 septembre 2025
Tento no último suspiro guia Santa Clara por marés tranquilas

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 septembre 2025
O Santa Clara venceu o FC Alverca por 2-1 e somou mais uma partida sem perder para o campeonato: são já quatro jogos sem conhecer o sabor da derrota, com dois triunfos e dois empates. Já no minuto 90+7, quando tudo parecia encaminhado para o empate a uma bola, MT vestiu capa de herói e garantiu três pontos à equipa de Vasco Matos.
A partida começou a ritmo interessante. Os insulares, vindos de uma igualdade com o Benfica, pareciam trazer confiança redobrada. Sinal disso foram os constantes ataques perigosos, que trouxeram mesmo um golo, ainda que de penálti. Após Brenner Lucas ser derrubado por André Gomes na área, Serginho encarregou-se da cobrança e abriu o marcador.
Cedo (desde os 9') em desvantagem, o emblema forasteiro não se amedrontou e mostrou personalidade. No seguimento de várias aproximações à área contrária, um cruzamento magistral de Figueiredo encontrou a cabeça de Lincoln, ex-Santa Clara, e o empate foi consumado.
Esta agitação, já na segunda parte, acabou por se esgotar. Nem as substituições animaram o desafio. Os lances de perigo não foram muitos. Nota para um remate perigosíssimo de Tiago Leite, que obrigou Gabriel Batista a uma enorme defesa.
As energias pareciam não ser suficientes para voltar a fazer mexer o marcador... e eis que MT provocou um momento de euforia para os da casa. No último lance da partida, Matheus Pereira, também muito ativo no jogo, cruzou ao primeiro poste e encontrou o colega, que cabeceou para o fundo das redes e fez o estádio explodir de alegria!
Lincoln (FC Alverca): Regressado a uma casa que bem conhece, o médio ofensivo, mais encostado à direita, fez sobressair a lei do ex ao empatar a partida. Tem tudo para ser bastante influente neste plantel alverquense.
Figueiredo (FC Alverca): Perante a ausência de Chiquinho, o extremo brasileiro parece ser uma excelente opção para Custódio Castro. Agitador, irreverente e bastante enérgico. Deu boas indicações.
Brenner Lucas (Santa Clara): Também a jogar diante do seu antigo clube, Brenner foi o atleta mais influente da partida. Foi o motor da equipa enquanto esteve em campo, ganhou um penálti e desencantou várias jogadas. A partir do momento em que saiu, nada mais aconteceu por aquele lado direito.
Serginho (Santa Clara): Muito esclarecido com bola no pé, Serginho também esteve bastante bem no desafio. Foi autor do primeiro golo e pautou bem o jogo do Santa Clara. Saiu por apresentar um cartão amarelo e sinais de desgaste.
Sérgio Guelho teve uma partida bastante difícil nesta tarde. Foi obrigado a dar alguns amarelos, alguns que, talvez, pudessem ser evitados. Numa altura em que o encontro parecia estar a ficar descontrolado a nível de disputas físicas, o árbitro recorreu às cartolinas para tentar controlar a situação... mas não foi o que aconteceu.
Onze do Santa Clara:
Gabriel Batista, Sidney Lima, Frederico Venâncio, MT, Lucas Soares, Adriano Firmino, Serginho, Matheus Pereira, Brenner Lucas, Vinícius Lopes, Gabriel Silva
Onze do FC Alverca:
André Gomes, Naves, Sergi Gómez, Julián Martínez, Nabil Touaizi, Sabit Abdulai, Alex Amorim, Francisco Chissumba, Lincoln, Marezi, Figueiredo
1':
Começou a partida. O Santa Clara sai com a bola!
7':
Santa Clara: Brenner Lucas
desmarca-se nas costas de Julián Martínez, tenta fintar André Gomes, mas vê o jovem guardião executar uma enorme parada!
9':
GOLO Santa Clara: Serginho marca de grande penalidade!
. Serginho marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
O médio rematou potente para o meio e André Gomes já se havia estirado para a esquerda!
19':
GOLO FC Alverca! Lincoln marca
Lincoln marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Lincoln marca contra a antiga equipa! No seguimento de um cruzamento magistral por parte de Figueiredo, o médio brasileiro apareceu no centro da área e, à ponta de lança, cabeceou para o tento do empate!
34':
Com mais de meia hora de jogo, é possível afirmar que esta partida tem sido extremamente interessante de acompanhar. O Santa Clara começou por assumir o protagonismo até ao momento em que fez o golo. Nota positiva para Brenner Lucas. Após esse momento, o FC Alverca reagiu muito bem ao tento concedido. Do lado visitante, Lincoln e Marezi são os atletas que conseguem sobressair.
36':
Santa Clara: Gabriel Silva
aparece junto à pequena área, recebe um passe de Brenner Lucas e, ao rematar, vê dois defesas colocarem-se no caminho. Na recarga, Brenner tenta finalizar junto ao poste, falha e é apanhado em posição irregular.
Intervalo:
Empate ao intervalo claramente ajustado. Como referido há minutos atrás, a partida já teve ambos os emblemas a assumir o jogo e a criar oportunidades. Em cada uma dessas ocasiões, as equipas conseguiram apontar um golo. O 1-1 está absolutamente justificado. Num cômputo mais geral, o sinal positivo cai mais para o lado do Santa Clara, que somou mais momentos de destaque nestes primeiros 45 minutos.
53':
FC Alverca: Marezi
, desmarcado por um grande passe de Lincoln, tenta picar a bola por cima de Gabriel Batista, mas o remate sai fraco.
73':
A partida entrou nos últimos 20 minutos e nenhuma das equipas parece ter energia para desempatar este desafio. O ritmo está cada vez mais baixo e nem as várias substituições têm trazido ânimo ao desafio.
84':
FC Alverca: Tiago Leite
aparece solto de marcação do lado direito da área e remata para uma enorme defesa de Gabriel Batista!
90 +7':
GOLO Santa Clara! MT marca
MT marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
MT, MESMO NO ÚLTIMO SUSPIRO! O Santa Clara adianta-se no marcador! Após canto batido por Matheus Pereira ao primeirio poste, MT aparece para desviar de cabeça e vence o jogo para a sua equipa!
90 +9':
O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:
Emoção até ao fim em São Miguel! Esta partida parecia absolutamente entregue ao empate, o Santa Clara parecia não ter energia para retomar a dianteira, mas eis que uma bola parada resolveu o resultado. O FC Alverca, numa fase final, acabou por demonstrar-se satisfeito com o empate e foi penalizado. No fim de contas, a verdade é que a igualdade parecia mais justa, mas o futebol de justo não tem nada.
Melhor em campo:
Brenner Lucas (CDSC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O extremo ganhou o penálti que deu o primeiro tento e foi, sem dúvidas, o elemento mais agitador em toda a partida. Quando saiu, a partida perdeu bastante velocidade e vertigem. Bela exibição contra a sua antiga equipa.