oGol.com.br
·21 septembre 2025
Martinelli faz golaço e arranca empate para o Arsenal contra o City

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·21 septembre 2025
Arsenal e Manchester City se enfrentaram neste domingo, 21, pela 5ª rodada do Campeonato Inglês. O time comandado por Guardiola abriu o placar cedo e se retrancou - de maneira incomum-, mas os Gunners conseguiram arrancar o empate no fim com um golaço do brasileiro Gabriel Martinelli.
Com o resultado, o Arsenal fica com 10 pontos, na segunda posição, e agora a 5 pontos do líder Liverpool. Já o Manchester City, com 7 pontos, é apenas o nono colocado.
O Arsenal teve maior posse de bola e foi mais propositivo nos primeiros minutos, atacando bem pelos lados e com cruzamento venenosos. Mas o Manchester City mostrou também ser uma equipe fatal contra-atacando. Aos 9, após escanteio do time londrino, os Citizens saíram rápido. Haaland destravou no meio de campo, Reijnders arrancou pelo meio e devolveu para o centroavante bater na saída do goleiro Raya.
O gol cedo condicionou a partida. O Arsenal teve enorme posse de bola e trocou passes tentando destravar um Manchester City, de maneira incomum, retrancado. Apesar de empurrar o adversários, os Gunners pecaram na criatividade e mal finalizaram. O goleiro Donnarumma trabalhou apenas para afastar os cruzamentos na área.
Essa dinâmica persistiu por muitos minutos. O Arsenal teve a bola, rodou de um lado para o outro, mas pecou em conseguir passes mais agudos. A primeira finalização da equipe londrina em toda a partida aconteceu apenas aos 31 minutos, quando Declan Rice pegou uma sobra de escanteio, cruzou com veneno, e Madueke, na frente do gol, cabeceou para fora.
A excessão de poucos contra-ataques, o Manchester City mal teve a bola sob o seu domínio. O Arsenal cresceu na reta final do primeiro tempo e finalmente foi perigoso, acumulando finalizações. Na chance mais perigosa, Madueke fez fila no lado direito da área, bateu entre o goleiro e a trave, mas Donnarumma fez uma grande defesa.
Mesmo sendo o jogador mais perigoso do Arsenal no primeiro tempo, Madueke foi substituído por Saka na volta do intervalo. O empate quase saiu aos 3, quando Zubimendi pegou o rebote na linha da área, bateu colocado e a bola passou perto do travessão. Aos 5, Eze que também soltou a pancada em uma sobra e Donnarumma espalmou.
No segundo tempo mais aberto, Haaland teve tudo para ampliar o marcador após passe sensacional de Doku. O atacante tinha Bernardo Silva livre, mas decidiu chutar e perdeu cara a cara com Raya. Do outro lado, o Arsenal seguiu com enorme pressão e empurrando o adversário. No entanto, as finalizações seguintes pararam no meio do caminho.
A pressão do Arsenal seguiu, mesmo sem tantas finalizações como antes. Aos 30, após boa jogada individual na direita, Saka cruzou e Calafiori cabeceou para fora com perigo. Pouco depois, a saída de Haaland para entrada do volante Nico González reforçou a surpreendente proposta do Manchester City, que se retrancou.
O Arsenal foi para o tudo ou nada na reta final e Doku teve chance clara no contra-ataque para o Manchester City. O belga, no entanto, não pegou em cheio de frente para o gol. Com quatro atacantes em campo, o Arsenal conseguiu o empate somente nos acréscimos. Aos 48, Eze cavou para Martinelli, que passou nas costas da zaga e encobriu Donnarumma. Golaço do brasileiro. Apito final aos 55' e tudo igual.
Direct
Direct