Coluna do Fla
·17 septembre 2025
Menos jogos e mais emoção: Copa do Brasil projeta mudanças para 2026

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·17 septembre 2025
A temporada de 2025 mal chegou ao fim, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já estuda possíveis alterações para o calendário de 2026. A princípio, a entidade busca reduzir o número de jogos.
Segundo apuração do Estadão, a CBF pretende estabelecer jogos únicos até as semifinais da Copa do Brasil. Assim, apenas a decisão final do torneio mata-mata teria jogos de ida e volta.
No cenário hipotético, os mandos de campo são definidos por sorteio. Contudo, a alteração ainda não é oficial, uma vez que, ainda segundo o Estadão, qualquer mudança é anunciada pela CBF até o final de outubro.
Atualmente, a competição oferece milhões de reais aos participantes e conta com jogos de ida e volta a partir da terceira fase. Os mandos de campo são sorteados até a fase final do torneio, que paga R$ 77.175.000 ao vencedor.
A CBF busca enxugar datas de algumas competições por causa da Copa do Mundo de 2026. Assim, haverá uma parada obrigatória da Série A devido ao Mundial, que ocorre entre os dias 11 de junho e 19 de julho.
Diante de um calendário inchado, o Flamengo decidiu ‘abrir mão’ da Copa do Brasil neste ano. Afinal, até o momento, a equipe tem 54 jogos e pode ultrapassar 70 caso chegue à final da Libertadores.
Lembra-se que o Flamengo já tem vaga confirmada para a Copa do Brasil de 2026, torneio sujeito a mudanças. Isso porque o Mais Querido é o campeão estadual de 2025 ao derrotar o Fluminense.