Zerozero
·5 septembre 2025
Messi bisa e Argentina bate Venezuela; três ex-FC Porto em destaque no triunfo da Colômbia

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·5 septembre 2025
Cinco jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026 pautaram a madrugada desta sexta-feira, com golos, emoção e, acima de tudo, a sensação de despedida. A seleção da Argentina recebeu e venceu (3-0) a congénere da Venezuela, com um bis de Messi - que pode ter realizado o seu último jogo pela formação albiceleste no país de origem.
A Colômbia, por sua vez, registou o mesmo resultado (3-0) diante da Bolívia, com três ex-dragões em destaque. Nos restantes jogos, o Brasil derrotou (3-0) o Chile e o Uruguai bateu o Peru (3-0), enquanto Paraguai e Equador não desataram o nulo.
No Estadio Mâs Monumental, em Buenos Aires, o conjunto orientado por Lionel Scaloni apresentou-se em campo na máxima força, demonstrando vontade em resolver a disputa desde cedo, e controlou o ritmo de jogo sem grandes dificuldades. Após diversas oportunidades de perigo, o golo inaugural surgiu à passagem do minuto 39, graças à magia de Lionel Messi.
O capitão da albiceleste recebeu o esférico no interior da área, na sequência de um passe curto de Julián Álvarez, e picou a bola por cima de quatro adversários - guarda-redes incluido -, colocando os da casa na liderança do marcador.
Já no segundo tempo, a toada manteve-se - muito mais Argentina do que Venezuela - e os caseiros mantiveram-se ligados ao duelo, com diversas aproximações à baliza contrária. Aos 76 minutos, Lautaro Martínez - que estava em campo há dois minutos - apareceu solto na área e cabeceou para o fundo das redes.
Quatro minutos depois, Messi apareceu em zona de finalização e rematou de forma rasteira, fixando o resultado final. Três golos, três pontos e, possivelmente, uma despedida cheia de brilho para o astro argentino diante dos seus adeptos.
A Colômbia, por sua vez, demonstrou a sua superioridade no Metropolitano Roberto Meléndez e levou de vencida a disputa diante da Bolívia, com três ex-atletas do FC Porto a brilharem. Aos 31 minutos, James Rodríguez - cujas lágrimas no final da partida pareceram indicar, também, uma sentida despedida - rubricou o tento inaugural, assistido pelo ex-leão Santiago Arias.
Na segunda metade do encontro, Juan Quintero colocou a bola em Jhon Córdoba e o camisola '9' não desperdiçou, ampliando, assim, a vantagem. Perto do final, Luis Díaz assistiu Quintero - que estava endiabrado - e o antigo médio dos azuis e brancos anotou o 3-0 final.
Nos restantes embates da madrugada, o Brasil venceu tranquilamente o Chile, por 3-0. Estêvão anotou o primeiro dos homens da casa, à passagem do minuto 38, antes de Lucas Paquetá - com um minuto em campo - ampliar (72'). Pouco depois, Bruno Guimarães concluiu uma bela jogada entre colegas de equipa e ditou a machadada final.
Já o Paraguai não foi além de um empate sem golos frente ao Peru, mas este resultado foi mais do que suficiente para carimbar o apuramento para o Campeonato do Mundo 2026. A turma orientada por Daniel Garnero volta a disputar a fase final da prova 16 anos depois e o próprio presidente decretou mesmo feriado nacional - um momento recheado de emoção!
Por último, mas não menos importante, a seleção do Uruguai bateu a congénere do Peru de forma contundente. Os pupilos de Marcelo Bielsa dominaram o ritmo de jogo desde cedo e colocaram-se em vantagem à passagem do minuto 14', por intermédio do avançado Rodrigo Aguirre. O flamenguista Giorgian De Arrascaeta ampliou o resultado, antes de Federico Viñas fechar as contas.
A um jogo do final da fase de qualificação da CONMEBOL, resta lembrar que o Campeonato do Mundo 2026 representa a última grande prova para diversas estrelas do futebol mundial e a solução passa, então, por aproveitar todos os momentos de magia possíveis nesta Last Dance.