Revista Colorada
·19 septembre 2025
Mudança na Libertadores proposta pela CBF não agrada a Conmebol; saiba mais

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·19 septembre 2025
O debate sobre o calendário do futebol brasileiro vem ganhando força nos últimos dias. Desde a troca na presidência da CBF, com a entrada de Samir Xaud, a entidade está demonstrando ambição de alterar as datas de diversas competições já a partir da próxima temporada.
Já existe uma definição, por exemplo, em relação aos estaduais. Enquanto 16 datas foram ocupadas pelos torneios regionais em 2025, a partir do ano que vem esse número irá diminuir para 11. Além disso, a Copa do Brasil também pode adotar o modelo de “jogo único” até as semifinais.
O objetivo da CBF é garantir que o trabalho e as atuações das equipes não sejam tão prejudicados por conta da habitual sequência de jogos no modelo “quarta-domingo”. A ideia é dar maior período de descanso entre um confronto e outro, diminuindo o desgaste físico dos atletas e, em teoria, aumentando a intensidade das partidas.
Esse plano da CBF, inclusive, não está limitado ao cenário nacional. A entidade procurou a Conmebol e tem uma reunião nos próximos dias para debater a exclusão dos times brasileiros da “pré-Libertadores”. A meta é abrir mão das duas vagas nas etapas prévias em troca da classificação direta de mais uma equipe para a fase de grupos.
Segundo informações do portal “GE”, contudo, essa última mudança é improvável para 2026. A Conmebol, nos primeiros contatos sobre o tema, mostrou preocupação com a reação das outras 9 confederações que possuem times disputando o torneio.
Afinal, os times brasileiros já estão dominando a Libertadores, e a certeza de mais uma vaga confirmada na fase de grupos pode prejudicar ainda mais o equilíbrio do torneio. No modelo atual, é possível que duas equipes do país sejam eliminadas ainda na “pré-Libertadores”.
Direct