
Gazeta Esportiva.com
·19 octobre 2025
No comando do Corinthians, Dorival Júnior completa mil jogos na carreira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 octobre 2025
O técnico Dorival Júnior atingiu uma marca para lá de especial na vitória do Corinthians sobre o Atlético-MG, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Aos 63 anos e com experiência em diversos clubes, o treinador completou 1000 jogos na carreira.
A marca foi celebrada pelo Corinthians. O presidente Osmar Stabile e o executivo de futebol Fabinho Soldado entregaram duas homenagens do clube ao treinador: uma camisa personalidade com o número 1.000 e uma placa comemorativa pelos números expressivos na carreira.
Ao todo, Dorival comandou 21 clubes do Brasil. Da atual Série A, por exemplo, o treinador já chegou a treinar 14 das 20 equipes, acumulando grandes experiências e um conhecimento fortíssimo do futebol nacional. Não à toa, antes de ser contratado pelo Corinthians, esteve na mira do Santos.
Recentemente, em seu último trabalho antes de assumir o Timão, Dorival atingiu o ápice da carreira de um técnico: comandar a Seleção Brasileira. Apesar dos resultados aquém, o comandante pode se gabar de que teve a experiência de treinar a Canarinho pentacampeã mundial, ainda que por um curto período de tempo.
O treinador também conta com uma extensa lista de troféus, com 13 conquistas ao todo. Entre os principais títulos, estão os Paulistas de 2010 e 2016, as Copas do Brasil de 2010, 2022 e 2023, além da Copa Libertadores de 2022 pelo Flamengo.
Dorival iniciou a carreira de técnico em clubes de menor expressão. Seu primeiro trabalho foi à frente da Ferroviária, com uma breve passagem que durou apenas oito partidas.
Posteriormente, Dorival assumiu o comando do Figueirense, clube no qual ficou por duas temporadas. Já em 2005, o comandante somou passagens por três equipes: Fortaleza (um jogo), Criciúma (sete jogos) e Juventude (três jogos).
Em 2006, o cenário se repetiu. Dorival ficou a maior parte da temporada no Sport, onde acumulou 19 vitórias em 37 jogos. Naquele mesmo ano, o técnico também treinou Avaí e São Caetano. Nos anos posteriores, ele ainda teve passagens por Cruzeiro, Vasco e Coritiba.
(Foto: Divulgação/Flickr Vasco)
Foi em 2010, com o bom trabalho no Santos, que a carreira de Dorival Júnior começou a se consolidar. Naquela temporada, sob comando do treinador, o Peixe somou 36 vitórias, sete empates e teve apenas 15 derrotas.
Naquele ano, ainda como técnico do Santos, Dorival levou a equipe da Baixada Santista a dois títulos de expressão: o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Ele, porém, acabou deixando o clube após uma polêmica com Neymar.
A partir do sucesso no clube paulista, Dorival passou a receber mais sondagens de outros grandes clubes do futebol brasileiro. Entre 2011 e 2014, ele treinou equipes como Internacional, Flamengo, Vasco, Fluminense e Palmeiras.
Já entre 2015 e 2017, retornou ao Santos em mais uma passagem de sucesso. Em 2015, ajudou o Peixe a escapar do rebaixamento e ficou com o vice na Copa do Brasil. Já em 2016, ajudou o time santista a conquistar mais um Campeonato Paulista e a terminar o Brasileirão como vice-líder, tendo a segunda melhor campanha.
Dorival Júnior no Santos em 2016 (Foto: Ricardo Saibun/ Santos FC)
Os trabalhos mais recentes de Dorival Júnior, por sua vez, se revezaram entre Flamengo (mais duas passagens em 2018 e 2022), São Paulo (duas passagens entre 2017 e 2018 e 2023), Athletico-PR (2020) e Ceará (2022). Ainda comandou a Seleção Brasileira em 2024.
Nos últimos anos, o treinador seguiu tendo sucesso em grande parte dos trabalhos. No Athletico-PR, conquistou o Campeonato Paranaense. Na terceira passagem pelo Flamengo, já em 2022, ajudou a ganhar a Copa do Brasil e a Libertadores. Por fim, no São Paulo de 2023, levantou a inédita taça da Copa do Brasil.
A passagem pela Seleção Brasileira, porém, não foi o esperado. Apesar dos números positivo, o futebol apresentado pelo Brasil deixou a desejar. No comando da Canarinho, Dorival teve sete vitórias, sete empates e duas derrotas em 16 partidas. Em sua coletiva de apresentação no Corinthians, Dorival chegou a comentar que “acreditava muito” em seu trabalho com a Amarelinha.
“Acreditava muito no crescimento que essa equipe poderia ter, e as oscilações acontecem. A Seleção estava buscando um processo de reformulação, bem diferente do que acontece aqui dentro [no Corinthians]. A equipe alcançou um grande resultado e teve uma caída, emocionalmente falando, o que é um fato natural. Eu ainda acreditava muito que esse trabalho dentro da Seleção geraria resultados. O tempo para trabalho é um pouco diferente, e o imediatismo faz parte da minha profissão, e tenho que entender tudo isso”, chegou a dizer o treinador.
Dorival foi anunciado como novo treinador do Corinthians no último dia 28 de abril de 2025. Até aqui, o treinador faz uma passagem com altos e baixos, mas precisou lidar com um alto número de desfalques e fez o que sabe fazer de melhor: oportunizar garotos da base, como Gui Negão, André, Dieguinho e Kayke.
Com Dorival, o Corinthians foi eliminado da Copa Sul-Americana ainda na fase de grupos. Por outro lado, o Timão está na semifinal da Copa do Brasil, competição na qual o treinador tem histórico positivo. Já no Brasileirão, o clube ocupa a 12ª colocação na tabela do Brasileirão, com 36 pontos, e respirou contra o rebaixamento.
Pelo Corinthians, Dorival e sua comissão técnica somam 31 jogos, com 13 vitórias, nove empates e nove derrotas, totalizando 51,6% de aproveitamento. Foram 32 gols marcados e 27 sofridos.
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct
Direct