Ponto repartido, problemas mantidos: Casa Pia e Gil Vicente não atam nem desatam | OneFootball

Ponto repartido, problemas mantidos: Casa Pia e Gil Vicente não atam nem desatam | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·13 décembre 2025

Ponto repartido, problemas mantidos: Casa Pia e Gil Vicente não atam nem desatam

Image de l'article :Ponto repartido, problemas mantidos: Casa Pia e Gil Vicente não atam nem desatam

O empate a uma bola entre Casa Pia e Gil Vicente, no Estádio Municipal de Rio Maior, deixou ambos os conjuntos com a sensação de oportunidade perdida. O encontro inaugural da 14ª jornada da Liga Portugal Betclic 2025/2026 acabou com um ponto somado para cada equipa, não favorecendo nenhuma das aspirações imediatas de cada lado.

No primeiro tempo, o Gil Vicente foi mais ativo e criou perigo, com destaque para o remate ao poste de Joelson Fernandes. O golo de livre direto de Antonio Espigares, também o seu primeiro com a camisola dos gilistas e na I Liga, refletiu o melhor momento da equipa de César Peixoto e parecia premiar o esforço inicial dos minhotos. Porém, os gilistas não conseguiram segurar a vantagem, permitindo ao Casa Pia reagir e encontrar o empate ainda na segunda metade, com um golo de Nsona - igualmente o seu primeiro na equipa e na I Liga.


Vidéos OneFootball


A busca por escalar a tabela classificativa

João Pereira começou a temporada como treinador do Casa Pia, seguindo para a segunda temporada consecutiva no clube. Ao fim de 10 jornadas, acabou por se desligar do emblema lisboeta, e Gonçalo Brandão foi apontado como sucessor. No seu primeiro jogo ao comando dos gansos, conseguiu levar a equipa a um empate frente ao Benfica (2-2) no Estádio do SL Benfica.

Nos últimos dois jogos, os casapianos somaram duas derrotas consecutivas - 0-2 frente ao FC Alverca e 0-1 diante do Santa Clara - e a exibição frente ao Gil Vicente, apesar de mais consistente no segundo tempo, confirmou que ainda há fragilidades a corrigir.

O ponto conquistado pouco alivia o Casa Pia. A equipa de Gonçalo Brandão continua a atravessar um período difícil, mantendo-se na 15ª posição e ainda à procura de afastar-se da linha de água. O empate permite aos lisboetas evitar uma derrota penalizadora, mas não representa um passo decisivo rumo à recuperação.

O próximo jogo do Casa Pia na I Liga será diante do CD Tondela, um adversário direto na luta pela manutenção. À entrada para a presente ronda, ambos os conjuntos contavam com nove pontos, sendo que o Casa Pia já soma 10 após o empate com o Gil Vicente. Contudo, o conjunto de Tondela pode chegar ao duelo com os casapianos em vantagem na tabela, caso vença o seu jogo desta ronda frente ao Nacional.

Recorde-se que o Casa Pia regressou ao principal escalão do futebol português na época 2022/2023, arrecadando um 10º lugar nessa temporada e dois nonos lugares nos anos seguintes.

A manutenção num lugar europeu

Para o Gil Vicente, o empate também não é um resultado satisfatório. A equipa de Barcelos, que ocupa o 4.º lugar da tabela (provisoriamente), soma já quatro jogos consecutivos sem vencer na Liga Portugal Betclic - empate a zeros com o Vitória SC, derrota frente ao CD Tondela e empate anterior com o AFS. A incapacidade de vencer nos últimos jogos mantém a equipa a perder pontos preciosos na luta pelo topo, tornando o empate em Rio Maior mais um resultado que não contribui para consolidar o bom arranque de temporada.

Apesar disso, há pontos positivos a retirar do embate contra os gansos: os gilistas voltaram a marcar um golo, depois de dois jogos em jejum. Pablo Felipe, melhor marcador da equipa e quinto melhor da prova à entrada para esta ronda, continua lesionado e não esteve na ficha do jogo deste sábado. Mesmo sem a referência ofensiva habitual, os pupilos de César Peixoto conseguiram encontrar o caminho da baliza adversária.

Os galos de Barcelos terminaram a época passada na 13ª posição. O excelente início de temporada e a manutenção nos lugares cimeiros levaram o clube a renovar com o técnico até 2027. O Gil Vicente assumiu o 4º posto na 8ª jornada e ainda se mantém num lugar europeu. Talvez não seja o principal objetivo do clube, mas o sonho de disputar competições europeias continua a depender de vitórias consistentes.

Apesar do ponto não alterar drasticamente as posições, o jogo deixa sinais claros para o futuro. No fim, o empate deixa evidente que o ponto conquistado não resolve nada para ninguém. A inconsistência mantém-se, as aspirações permanecem intactas, e tanto gansos quanto gilistas terão de se reencontrar nas próximas jornadas para evitar que os últimos resultados se transformem num peso maior na luta pelos objetivos finais.

À propos de Publisher