Esporte News Mundo
·16 octobre 2025
Rayan x Endrick: um comparativo entre duas grandes joias do futebol brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·16 octobre 2025
— Continua depois da publicidade —
Rayan, nascido e criado na Barreira do Vasco, é o ‘garoto do momento’. Ele tem sido decisivo para o cruzmaltino, assim como Endrick foi em 2023, pelo Palmeiras, e conquistou o título brasileiro. Em 2025, o cometa vascaíno tem a chance de levar o Gigante da Colina ao título da Copa do Brasil.
Na última quarta-feira (15), Rayan foi um dos personagens da vitória do Vasco sobre o Fortaleza. O Gigante da Colina venceu por 2 a 0. O cria do Vasco da Gama balançou a rede e chegou a 11 participações em gol no Campeonato Brasileiro, igualando a marca de Endrick na edição de 2023 em menos jogos.
A promessa do time carioca subiu para os profissionais em 2023 e demorou um pouco para se entrosar com os demais jogadores. Mas, desde cedo, mostrou muita força e empenho para se livrar da marcação adversária. Curiosidade: Rayan é o jogador mais jovem a marcar pelo Vasco no século XXI. A joia vascaína tinha apenas 16 anos.
A partir de 2024, ganhou mais oportunidades no time titular. Na base, o jogador entregou mais de 40 gols, o deslanche de Rayan era questão de tempo.
(Foto: Matheus Lima/Vasco)
A carreira de Rayan Vitor mudou assim que Diniz assumiu o comando do Vasco. O atleta triplicou seu poder de explosão e ganhou muito em consciência tática. Em sua melhor temporada, o atacante tem 15 gols e uma assistência em 45 jogos. Tornou-se uma peça fundamental para o cruzmaltino, que pegou o elevador na tabela.
Após a vitória sobre o Fortaleza, Fernando Diniz fez diversos elogios ao Rayan. “É um jogador muito diferente. Considero ele, talvez, o atacante mais completo do futebol brasileiro. Consegue jogar dos dois lados do campo, consegue jogar de 10 e de 9. É um jogador grande, canhoto, rápido, jovem, chuta de qualquer distância, tem muita intimidade com o gol”, comentou o técnico do Vasco.
A mentalidade vencedora de Endrick foi construída desde os tempos de base. O atacante conquistou quatro títulos importantes no Verdão, incluindo a Copinha. Ele estreou nos profissionais com 16 anos, a exemplo de Rayan. No entanto, o sucesso de Endrick ocorreu de forma mais rápida, precisando de pouco tempo de adaptação.
Com apenas oito jogos completos no time principal do Palmeiras, o atleta teve sua venda decretada para o Real Madrid. A negociação foi finalizada em R$ 409 milhões. Antes de jogar pelo clube merengue, Endrick contribuiu com atuações incríveis na temporada 2023, fez 14 gols em 53 jogos e guiou o Verdão ao título do Campeonato Brasileiro.
(Foto: César Greco/Palmeiras)
Endrick Felipe ficou conhecido por seu poder de decisão. O jogador mostrou que não se esconde em jogos grandes. Na virada história contra o Botafogo, a estrela do Palmeiras tirou dois gols da cartola e impressionou todos em sua volta.
Comparado ao Rayan, Endrick é um atleta mais vencedor e livre de pressão. Porém, em gols marcados, o cometa vascaíno tem tudo para ultrapassá-lo ainda nesta temporada. Vale destacar que o Cria da Academia está ‘escondido’ no Real Madrid, com pouca minutagem.