Leonino
·19 février 2026
Rui Borges tem dupla que 'obriga' a cuidados especiais no Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·19 février 2026

O calendário do Sporting prepara-se para voltar a apertar. Depois dos encontros frente a Famalicão e Moreirense, separados por uma semana limpa, os leões entram num ciclo exigente, com compromissos distribuídos por três frentes: campeonato, Liga dos Campeões e Taça de Portugal. Além do previsível desgaste físico, há um fator adicional que obrigará a atenção redobrada da Unidade de Performance: o Ramadão, que teve início na passada terça-feira e decorre até 19 de março.
No plantel leonino, Ousmane Diomande e Souleymane Faye irão cumprir o mês sagrado muçulmano, o que implica jejum diário entre o nascer e o pôr do sol, com restrições ao nível da alimentação e hidratação. Respeitando as convicções religiosas dos atletas, o Clube delineou um plano específico, tanto dentro como fora do relvado. Ao nível nutricional, será aplicada uma dieta alternativa, com recurso a alimentos que permitam uma reposição rápida e eficaz de sódio e vitaminas, como barras energéticas, frutas calóricas e bebidas isotónicas.
Em paralelo, a equipa técnica liderada por Rui Borges terá cuidados acrescidos na gestão das cargas de treino, face à possibilidade de o central costa-marfinense e o extremo senegalês não conseguirem acompanhar, em determinados momentos, a intensidade habitual das sessões. A qualidade do sono será igualmente monitorizada de perto, com recurso aos dados recolhidos diariamente pela estrutura de performance.
Do ponto de vista competitivo, o Ramadão coincide com uma fase crítica da temporada. Após a deslocação a Moreira de Cónegos - primeiro jogo em que Diomande e Faye estarão já em pleno cumprimento do rito religioso -, segue-se a receção ao Estoril (27 de fevereiro), novamente para a Liga.
Depois, entra em cena a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Porto, a 3 de março, antes de nova deslocação exigente ao terreno do Braga, agendada provisoriamente para 8 de março. A cerca de semana e meia do final do Ramadão, o calendário adensa-se ainda mais. A 10/11 e 17/18 de março, o Sporting disputa a primeira e segunda mãos dos oitavos de final da Liga dos Campeões, com adversário a definir entre Real Madrid, Benfica, Inter ou Bodo/Glimt. Pelo meio, haverá ainda receção ao Tondela para o campeonato.









































