Zerozero
·22 décembre 2025
Sainz deseja as boas festas

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 décembre 2025

Mais de duas décadas depois, o FC Porto regressou ao reduto do FC Alverca, num jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Borja Sainz brilhou - eleito o melhor em campo pelo zerozero - e, com um bis, guiou os dragões para uma vitória clara frente aos ribatejanos (0-3).
O emblema da cidade Invicta vai passar o Natal e o Ano Novo no 1.º lugar pela primeira vez desde 2018, sendo que o número '17' confirmou esse feito com uma exibição de grande nível.
Francesco Farioli promoveu duas alterações no lote de titulares: Pablo Rosario substituiu Bednarek no centro da defesa, formando dupla com Kiwior, enquanto Martim Fernandes alinhou na lateral esquerda. Do lado alverquense, Marezi foi a única novidade no onze inicial.
Ambas as formações entraram bem na partida, com os azuis e brancos - que alinharam com um equipamento alternativo - a não perderem tempo na hora de criar perigo. Rodrigo Mora e Martim Fernandes tentaram a sua sorte, mas ficaram-se pelo aviso. A resposta ribatejana surgiu dos pés de Alex Amorim, que também não foi feliz na finalização.
O encontro estava equilibrado, com ambos os conjuntos muito aguerridos na disputa de bola. Mais tarde, aos 26 minutos, o FC Porto viu um golo ser anulado: Borja Sainz desviou para o fundo das redes, mas o árbitro assistente assinalou fora de jogo.
Apesar disso, o tento do espanhol não tardou a aparecer. Aos 29 minutos, Borja Sainz marcou de cabeça, após um excelente cruzamento de Rodrigo Mora. A euforia dos adeptos portistas fez-se sentir nos festejos. Os pupilos de Custódio Castro, apesar do revés, responderam e estiveram perto do empate, mas Diogo Costa realizou duas grandes defesas perante remates de Marezi e Nabil Touaizi. Até ao descanso, não houve mais grandes incidências: 0-1 ao intervalo.
O equilíbrio sentido na primeira parte manteve-se no reatamento. Os dragões assumiram maior posse de bola, mas a formação ribatejana mostrou-se organizada e solidária nos momentos defensivos e ofensivos. Assim, demorou a surgir nova grande ocasião, com ambas as equipas à procura de argumentos para atingir os seus objetivos: marcar o golo seguinte.
Os visitantes acabaram por vencer essa luta e encontraram novamente o caminho para a baliza. Pepê rematou forte de pé direito, mas André Gomes negou o golo. Na recarga, Alan Varela apareceu no sítio certo e não desperdiçou, fazendo o 0-2. Nova explosão de alegria entre os adeptos portistas.
Pouco depois, Francesco Farioli lançou Gabri Veiga e William Gomes, rendendo Rodrigo Mora e Pepê. O brasileiro acabado de entrar esteve perto de marcar, ao enviar uma bola à barra após um excelente trabalho dentro da área. Custódio, insatisfeito com o que via, respondeu com alterações: Marezi deu lugar a Tiago Leite.
Mesmo em vantagem, a equipa da cidade Invicta não tirou o pé do acelerador e chegou ao 0-3, em grande estilo. Borja Sainz recebeu um passe de Francisco Moura e, após ajeitar o esférico, rematou junto à quina da área. O espanhol escolheu o canto oposto e, apesar de ser a opção mais difícil, a bola descreveu um arco perfeito e entrou no canto superior. André Gomes ainda se esticou, mas nada pôde fazer.
Até ao apito final, houve tentativas para alterar o resultado, mas sem sucesso. Assim, os pupilos de Francesco Farioli conquistaram os três pontos. Com este triunfo, o FC Porto mantém-se líder isolado da I Liga, com pelo menos cinco pontos de vantagem, uma vez que o Sporting ainda não disputou esta jornada. Já o FC Alverca continua na 10.ª posição.
Borja Sainz (FC Porto): uma exibição de luxo - das melhores desde que chegou ao clube. Dois golos, um de cabeça e outro com o seu melhor pé, sendo que o segundo foi um autêntico golaço. Deixa impressões muito positivas.
Diogo Costa (FC Porto):150 jogos pelo FC Porto... e atingiu a meta em grande estilo. Duas defesas crucias no fim da primeira parte e muita serenidade. Grande prestação.
João Pinheiro teve uma participação discreta. O juiz da partida esteve globalmente bem na partida.

Onze do FC Alverca:
André Gomes, Julián Martínez, Naves, Bastien Meupiyou, Nabil Touaizi, Alex Amorim, Sabit Abdulai, Francisco Chissumba, Lincoln, Marezi, Figueiredo

Onze do FC Porto:
Diogo Costa, Alberto Costa, Jakub Kiwior, Pablo Rosario, Martim Fernandes, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, Pepê, Samu, Borja Sainz

Pablo Rosario substitui Bednarek no centra da defesa, fazendo dupla com Kiwior. Martim Fernandes vai alinhar na lateral esquerda
1':

Começou a partida
10':

Muito equilíbrio nestes primeiros dez minutos. O FC Porto entrou melhor, mas o Alverca conseguiu reagir. Nota ainda para Meupiyou, que já realizou três bons cortes
26':

GOLO INVALIDADO FC Porto:
Alberto Costa cruzou ao segundo poste e Borja Sainz apareceu a desviar para o fundo das redes. No entanto, o assistente assinalou fora de jogo ao espanhol
27':

VAR analisa:
posição de Borja Sainz
28':

VAR confirma:
extremo espanhol estava em posição irregular
29':

GOLO FC Porto! Borja Sainz marca
Borja Sainz marca o seu 4º golo na prova (15 jogos) Borja Sainz marcou o seu 6º golo na equipa (25 jogos)
Samu ganhou espaço pela direita, antes de servir Rodrigo Mora já na área. O jovem cruzou de primeira para o desvio de cabeça de Borja Sainz. Desta vez, o golo conta!
38':

FC Alverca:Lincoln serviu Marezi
! O avançado falhou à boca da baliza.
38':

FC Alverca: Na sequência, Nabil Touaizi
armou remate. Diogo Costa fez uma grande defesa.
42':

FC Alverca: Marezi
cabeceou no centro da área, mas a bola foi à figura.
45 +2':

Uma primeira parte bastante mexida! Ambas as formações estão bem na partida, sendo que o marcador podia estar mais 'composto'. FC Alverca e FC Porto estão a lutar, sendo que os dragões foram mais eficazes. A segunda parte promete.
57':

GOLO FC Porto! Alan Varela marca
Alan Varela marca o seu 1º golo na prova (14 jogos) Alan Varela marcou o seu 3º golo na equipa (111 jogos)
Pepê rematou, vindo do corredor esquerdo, sendo que André Gomes fez uma grande defesa. A bola foi diretamente para o pé de Alan Varela que, na recarga, rematou para o fundo das redes.
66':

William Gomes (FC Porto) remata à barra!!!
O brasileiro trabalhou bem na área e encheu o pé! Fica o aviso.
69':

GOLO FC Porto! Borja Sainz marca
Borja Sainz marca o seu 5º golo na prova (15 jogos) Borja Sainz marcou o seu 7º golo na equipa (25 jogos)
Que golaço, caro leitor! O espanhol recebeu um passe na quina da área, ajeitou a bola e rematou em arco para o poste mais distante. A bola entrou no canto superior esquerdo. Um momento de futebol delicioso.
71':

FC Alverca: Lincoln
armou remate, porém Diogo Costa negou o tento. É canto.
90 +2':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Borja Sainz (FCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Fez um bis e esteve em grande forma em todos os momentos. Que jogo do espanhol!









































