Zerozero
·12 mars 2026
Stuttgart x FC Porto: antevisão, ausências e onzes prováveis

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 mars 2026

O FC Porto desloca-se, esta quinta-feira, ao terreno do Stuttgart na primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League, num duelo que marca o primeiro confronto oficial entre os dois clubes. A partida tem início às 17h45 e ditará muito do futuro dos dragões na segunda maior prova europeia.
A formação portista chega a esta fase depois de ultrapassar uma fase de liga muito competitiva e pretende dar um passo importante rumo aos quartos-de-final. O segundo jogo da eliminatória está agendado para o Estádio do Dragão, a 19 de março, o que torna ainda mais importante para os azuis e brancos conseguir um resultado positivo fora de casa.
Na preparação para este encontro, o FC Porto apresenta um momento relativamente sólido nas competições internas. A equipa soma resultados positivos recentes, incluindo triunfos frente a Rio Ave e FC Arouca, além de um empate no clássico frente ao Benfica na última jornada da liga portuguesa.
Em antevisão, Francesco Farioli foi direto. «Em relação a prioridades, essa é sempre o jogo a seguir. É nisso que acredito. Quando representas um clube assim, tens de tentar ganhar todos os jogos. O Stuttgart joga numa das top-5 ligas e isso faz diferença. Ainda assim, acredito que temos a nossa oportunidade de competir e ganhar este jogo. Temos a oportunidade de jogar as nossas cartas nesta eliminatória.
O técnico dos azuis e brancos confirmou, ainda, a titularidade de Borja Sainz na Alemanha. Afinal, Oskar Pietuszewski não está inscrito na Liga Europa.
Do outro lado estará um Stuttgart que tem realizado uma época consistente. A equipa orientada por Sebastian Hoeness ocupa os lugares cimeiros da Bundesliga - quarto posto - e tem mostrado capacidade ofensiva, com destaque para o avançado Deniz Undav, melhor marcador da equipa na temporada com 19 golos.
Os alemães chegam ao encontro depois de uma sequência recente de jogos competitivos, incluindo um empate diante do Mainz 05, e procuram aproveitar o fator casa para ganhar vantagem na eliminatória.
Este será o primeiro duelo oficial entre Stuttgart e FC Porto nas competições europeias. Curiosamente, o histórico do clube alemão frente a equipas portuguesas é equilibrado, tendo em conta que apenas enfrentou Benfica e Vitória FC na história. Duas vitórias frente às águias, duas derrotas e um empate diante dos sadinos.
Com duas equipas ambiciosas e a eliminatória completamente em aberto, o encontro na Alemanha promete intensidade e equilíbrio, deixando tudo em aberto para a decisão da próxima semana no Dragão.
Stuttgart: Alexander Nübel, Lorenz Assignon, Julian Chabot, Luca Jaquez, Max Mittelstadt, Angelo Stiller, Atakan Karazor, Bilal El Khannouss, Deniz Undav, Jamie Leweling, Ermedin Demirovic
FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Zaidu Sanusi, Alan Varela, Rodrigo Mora, Victor Froholdt, Pepê, Deniz Gül, Borja Sainz
Stuttgart ( vs Mainz 2026-03-07): Alexander Nübel, Lorenz Assignon, Luca Jaquez, Julian Chabot, Max Mittelstadt, Atakan Karazor, Angelo Stiller, Jamie Leweling, Deniz Undav, Chris Fuhrich, Ermedin Demirovic
FC Porto ( vs Benfica 2026-03-08): Diogo Costa, Alberto Costa, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Martim Fernandes, Gabri Veiga, Alan Varela, Victor Froholdt, Pepê, Deniz Gül, Oskar Pietuszewski









































