Torcida do São Paulo é majoritariamente preta ou parda, aponta pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec | OneFootball

Torcida do São Paulo é majoritariamente preta ou parda, aponta pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Blog do São Paulo

Blog do São Paulo

·23 avril 2026

Torcida do São Paulo é majoritariamente preta ou parda, aponta pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec

Image de l'article :Torcida do São Paulo é majoritariamente preta ou parda, aponta pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec

Torcida do São Paulo é majoritariamente preta ou parda, aponta pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec

Image de l'article :Torcida do São Paulo é majoritariamente preta ou parda, aponta pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec

Vidéos OneFootball


A torcida do São Paulo é majoritariamente preta ou parda, com 59% dos são-paulinos dentro dessa categoria racial, segundo pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec divulgada em agosto de 2025. O dado coloca o Tricolor como a segunda torcida mais preta do Brasil no levantamento, atrás apenas do Flamengo, que lidera com 65%.

Levantamento divulgado pelo O Globo mostra que 59% dos são-paulinos se declaram pretos ou pardos; Flamengo aparece na liderança da proporção racial entre as grandes torcidas.

A torcida do São Paulo é majoritariamente composta por pessoas pretas ou pardas, de acordo com a pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec divulgada em 2025. O levantamento aponta que 59% dos torcedores tricolores se declaram nessa faixa racial, número que coloca o clube entre as maiores concentrações proporcionais de pretos e pardos entre as grandes torcidas do país.

Na comparação com os demais times analisados, o São Paulo fica atrás apenas do Flamengo, que aparece com 65% de torcedores pretos ou pardos. Palmeiras, Vasco e Corinthians também surgem no recorte, com 58%, 55% e 53%, respectivamente, segundo os dados divulgados.

O estudo reforça uma mudança importante no perfil social das torcidas brasileiras e ajuda a explicar como a distribuição racial do futebol acompanha transformações demográficas do país. No caso do São Paulo, o resultado mostra uma base de torcedores que já não pode ser resumida a um único perfil, mas reflete a diversidade que marca o clube e sua relação histórica com as arquibancadas.

Relembre protestos de torcedores do Inter, Bahia, Atlético Mineiro, Grêmio, Fluminense e Palmeiras contra Roger Machado

À propos de Publisher